26/11/2012

- Ir. Andrea d. Bittencourt

• Representantes da Diocese de Miracema - D. Philip Dickmans, Pe João Barbosa, Heloisa Lias, Ir. Andrea S. Bittencourt
  • Homenagem a D. Tomas - 90 anos de idade
  • Entrega de presente ao aniversariante

Nos dias 16 a 18 de novembro, as 17 dioceses do Regional CNBB-CO, estiveram reunidas na cidade de Uruaçu, GO, para a realização da XVIII ASSEMBLEIA ECLESIAL DO POVO DE DEUS. Este evento teve seu Tema: Discípulos Missionários a serviço do Reino e Lema: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda criatura” (Mc 16,15). As palavras fortes do Objetivo Geral foram: Manter a unidade pastoral no Regional Centro-Oeste, da partilha das experiências vividas e celebradas, propondo ações para intensificar a missão evangelizadora da Igreja no Centro-Oeste conduziram a caminhada e decisões desta Assembleia.

A realização desta assembleia teve sua decisão durante o Encontro de Avaliação do Regional Centro-Oeste da CNBB, acontecido em 10 de novembro de 2011, à luz das DGAE – 2011-2015 constatou a necessidade de avaliar a caminhada do regional. Sentiu-se a importância de celebrar os 50 anos de criação do Regional Centro-Oeste, com uma Assembleia do Povo de Deus, fazendo memória de sua caminhada e envolvendo todas as Comunidades Diocesanas, Pastorais, Organismos e Movimentos do Regional.

Foram dois dias de partilha da vida e da evangelização que aconteceu nas 17 dioceses do Regional CNBB-CO, bem como, as pastorais, os movimentos, organismos. No decorrer da assembleia houve uma analise de Conjuntura sobre assessoria de Prof. José Mateus, reitor da Uni-evangélica, de Goianésia. Pe. Rafael, redentorista, foi o assessor da Assembleia, ajudando os participantes não perderem o foco da discussão.

Alguns pontos forte foram constatadas com muita sabedoria pelo assessor, Pe. Rafael: “A espiritualidade tem sido ponderada a partir da cotidianidade crucificada dos povos”; “O pensar cristão retomou a história de quem foi frágil e ressuscitou. Deus é compreendido a partir do vulnerável e é reconhecido em cada ação a favor da vida”.

Durante a Assembleia foi celebrado os 90 anos de vida de Dom Tomàs Balduíno, bispo emérito de Diocese de Goiás. Ainda os participantes tiveram um breve contato com o conteúdo do Sínodo dos Bispos sobre a Nova Evangelização, pela partilha de Dom Sergio da Rocha, Arcebispo de Brasília, DF.

Ao final, foram definidas 15 linhas de ações dentro das cinco urgências de evangelização. Serão a partir destas ações que as 17 dioceses do Regional irão buscar trilhar suas ações de evangelização.