03/11/2012

- Ir. Andrea Bittencourt

Nos dias 26 e 27 de outubro esteve reunido um grupo de sacerdotes e de leigos (as) para conhecer e aprofundar a missão da Pastoral Carcerária e assim estruturar esta pastoral no Tocantins. O encontro contou com a assessoria da Vice-coordenadora Nacional da Pastoral Carcerária, Ir. Petra Silvia Pfaller, e a Coordenadora da Pastoral Carcerária no Regional centro Oeste, Ir. Maria José Monteiro. Participaram deste evento as Dioceses de Palmas, Tocantinopólis e Miracema. Para conhecer um pouco da realidade dos cárceres do Estado de Tocantins, as Irmãs: Petra e Maria José. Elas chegaram dois dias antes do encontro e estiveram visitando alguns presididos e cadeiras de determinadas cidades do estado.

Na noite de sexta-feira, Dom Philip Dickmans acolheu os participantes do encontro, bem como, as assessoras. Ele falou da importância desse evento e do desejo de ver este trabalho fortalecido em todas as dioceses do Tocantins, dando assim assistência aos irmãos e irmãs em situação de cárceres. As assessoras trabalharam os seguintes temas com os participantes: mística, organização e diretrizes da pastoral carcerária, perfil do agente da Pastoral Carcerária.

Na condução deste momento de formação, as assessoras enfocaram a dimensão da espiritualidade que necessita ser cultivada pelos/as agentes da Pastoral Carcerária. Ao final do encontro, foi encaminhado uma coordenação provisória a fim de articular a organização desta pastoral no Tocantins, ficando assim definido: Coordenador Estadual – Pe. Andre Drumond, Diocese de Miracema; - equipe de coordenação: Diocese de Tocantinópolis – Delfino Jose; Arquidiocese de Palmas – Diácono Marcos e Pe. Pedro; Diocese de Miracema - Cintia ; os representantes da diocese de Porto Nacional e a Prelazia de Cristalândia será articulado com os Bispos do Tocantins.

Os participantes avaliaram como positiva a realização do encontro, mesmo tendo poucos os participantes; foi um espaço de aprofundar a missão da pastoral. Também, foi um espaço de reconhecimento e credibilidade do trabalho desta pastoral junto às autoridades onde há a atuação das equipes paroquiais, devido as visitas feitas; um momento de motivação e animação.