01/11/2012

- Ir. Andrea

As Igrejas do Tocantins motivadas em fortalecer o espírito de comunhão e a evangelização realizou a 1ª Assembleia da Sub – Região Pastoral, nos dias 19 e 20 de outubro de 2012, no Centro de Treinamento de Lideranças, em Miracema do Tocantins. Como o Tema: Igreja no Tocantins: ”é hora de assumir”. “Vamos em missão” e Lema: “Como o Pai me enviou, também vos envio” (JO 20,21), bem como, e as urgências da Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE-2011-2015), as cinco Arqui/dioceses iluminaram este importante acontecimento.

A Abertura da Assembléia ocorreu com a celebração Eucarística presidida pelo Arcebispo Dom Pedro Brito Guimarães, concelebrada pelos demais bispos do Tocantins: Dom Giovane Pereira Melo, de Tocantinópolis, Dom Romualdo Matias Kujawski, de Porto Nacional, Dom Philip Dickmans, de Miracema do Tocantins, tendo a participação dos delegados das Arqui/Dioceses.

O processo desta 1ª Assembleia teve seu inicio em dezembro de 2011, onde houve o estudo das (DGAE-2011-2015). A partir das cinco urgências, constituíram-se cinco grupos de trabalho sobre a responsabilidade de cada um dos cinco bispos com objetivo de construir uma proposta de ação para articulação das Igrejas no Tocantins. Em março de 2012, os bispos, coordenadores de pastoral, os representantes das pastorais e movimentos articulados no Estado, estiveram reunidos para dar novos passos neste processo.

Portanto, a Assembleia seguindo o processo conheceu, refletiu e definiu as propostas de ação com base nas cinco Urgências das DGAE. Definidas as linhas de trabalho, entre elas foram assumidas: a Romaria Pe. Josimo; a participação no Centenário da Diocese Mãe – Porto Nacional. Houve ainda na assembleia, uma breve partilha das conclusões do 3º Congresso Missionário e a proposta da Cáritas nas Dioceses apresentadas pelo Arcebispo Dom Pedro Brito. Por unanimidade os delegados da Sub-região Pastoral TO decidiram encaminhar o pedido à CNBB de criação do Regional Norte III.

Os encaminhamentos das decisões finais, a programação de reuniões e encontros da Sub-região Pastoral Tocantins será conduzido pelo Grupo de Trabalho formado por dois representantes da cada diocese, mais a presença de Dom Philip Dickmans (Diocese de Miracema do Tocantins), e colaboração Dom Pedro Brito Guimarães ( Arquidiocese de Palmas) e Dom Rodolfo Luis Weber (Prelazia de Cristalândia).