12/11/2017

- Ir. Valdilene Neves da Cruz CSAC

O 1º Encontro Diocesano do Terço dos Homens aconteceu na Paróquia Santo Antonio em Miranorte nos dias 11 e 12 de novembro de 2017 com o Tema: “Maria, Mestra espiritual dos homens e Lema: “Bendito o homem que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor”. Homens entusiasmados vindos das paróquias e comunidades da diocese marcaram presença com suas camisetas, banners, bonés e o mais importante,o Terço nas mãos. Às 14 horasdo sábado aconteceu a abertura do encontro e em seguida Padre Nilson, Pároco da Paróquia São Pedro de Guaraí, falou da importância da ação do Espírito Santo na vida do cristão batizado. Segundo ele, o Espírito Santo nos liberta dos males e nos dá vida nova, é Ele que nos dá o direcionamento. Por isso na missão é preciso deixar que o Espírito Santo renove todas as coisas. O Seminarista Maurí ajudou os homens a refletirem sobre a importância e o poder da oração na vida de cada um, por meio de palestras e colocações.

Às 19 horas o grupo saiu em procissão rezando e cantando pelas ruas da cidade de Miranorte com suas bandeiras, velas, cruz e a imagem de Nossa Senhora. No percurso tiveram a oportunidade de rezar em cinco famílias. Foi um momento de muita fé, encontro, partilha e devoção. Ao retornarem para o local do encontro, os coordenadores dos grupos se reuniram com o Bispo Diocesano Dom Philip Dickmans, o pároco da Paróquia Santo Antonio Padre João Paulo, Diácono Sebastião e a equipe organizadora do encontro, para um momento de partilha referente às necessidades e em quais aspectos os grupos necessitam de ajuda. Surgiu a proposta de realizar o encontro do Terço dos Homens uma vez ao ano. Outra proposta concreta é a abertura em breve da Pastoral dos Terço dos homens em mais três cidades da diocese.

Na manhã do dia 12, o grupo participou da Santa Missa e logo após tiveram uma reflexão dinamizada pelo senhor “Índio” de Palmas que trouxe profundas reflexões sobre a pessoa de Maria.  Dom Philip Dickmans falou sobre a importância de Nossa Senhora nas famílias, bem como da oração. Lembrou que segundo o arcebispo de juiz de Fora (MG) e bispo referencial para o Terço dos Homens no Brasil, Dom Gil Antônio Moreira relata que o número de homens que integram essa pastoral e rezam o terço pode chegar a um milhão e meio em todo o Brasil. A Pastoral do Terço dos Homens, foi criada com o objetivo de agregar homens leigos de todas as idades, com a missão de recitar o Terço Mariano, bem como, contemplar os principais mistérios da redenção que Cristo nos oferece e seguir seus ensinamentos por meio do Evangelho, trazendo, desta forma, os homens para o seio da Igreja, conscientizando-os e motivando-os ao conhecimento espiritual, social e familiar perante a comunidade, pois a presença masculina é imprescindível para a formação da família e de uma sociedade cristã. Por meio da meditação do mistério redentor, também lembramos Maria de Nazaré que assumiu a maternidade divina fazendo a vontade do Pai, dando-nos o Salvador.

O Encontro finalizou com uma breve avalição a partir de duas questões: O Que Nossa Senhora fez na minha vida? O que faremos de agora em diante? Após a partilha e oração final, foi anunciado que no ano de 2018, o encontro do Terço dos Homens acontecerá na cidade de Presidente Kenedy.

Ir. Valdilene Neves da Cruz CSAC