13/06/2011

- Ir. Edenir B. Alberton

SUB-REGIONAL TOCANTINS SE REÚNE PARA REAVIVAR A CAMINHADA DAS CEBs

Com objetivo de multiplicar a animação e as esperanças Equipe de articulação de CEBs do Estado do Tocantins realizou nos dias 3 a 5 de junho em Miracema do Tocantins, no Centro de Treinamento de lideranças, o Encontro da CEBs do Sub-regional TO. Sem dúvida, o objetivo foi alcançado fortalecendo a caminhada das Comunidades Eclesiais de Base.

Como o tema: A Espiritualidade da CEBs: Romeira, Justiça, Vida, Profecia, Reino e a assessoria de Pe. Benedito Ferraro, assessor Nacional da CEBs, os participantes retornaram para suas comunidades, animados. O Encontro contou com a participação de leigos, religiosas (irmãs), presbíteros, com o Bispo responsável pela Cebs no Tocantins, Dom Giovane Pereira Melo, que permaneceu com o grupo o tempo integral. Também marcaram presença o Bispo de Miracema, Dom Philip Dickmans e o Arcebispo de Palmas, Dom Pedro Guimarães, levando ao encontro uma mensagem de ânimo e notícias da CNBB.

O assessor fez inicialmente uma breve retomada da caminhada da CEBs. Rumo ao 13º Inter Eclesial de CEBs, em Juazeiro do Norte, Diocese de Crato, cujo tema será: Justiça e Profecia a serviço da Vida, o lema: Cebs, romeiros do Reino no campo e na cidade; o assessor provocou o grupo a partir o questionamento: Como nos estamos fazendo ou estamos lutando para que haja justiça? Ele destacou a importância da comunidade como lugar da identidade: a comunidade é lugar onde a pessoa se sente gente. Lugar de identificação, da partilha da vida.

Aprofundamento na Espiritualidade, partilha da caminhada nas lutas por melhores condições de vida, de alimentos, troca de experiência conduziram o encontro das CEBs – Comunidades Eclesiais de Base de Tocantins

Os participantes do encontro saíram fortalecidos para continuar a missão, diante dos desafios da atualidade, mas certos que a espiritualidade e a mística são de fundamental importância para nos sustentar nas comunidades e na luta por mais vida.