14/06/2012

- Ir. Andrea S. Bittencourt

Reuniram-se no Centro de Treinamento de Lideranças – CTL – em Miracema de Tocantins nos dias 08 e 09 de junho para um encontro de formação sobre CÁRITAS E 5ª SEMANA SOCIAL BRASILEIRA o Sub-regional TO. O evento contou com a participação dos bispos: Dom Pedro Brito Guimarães, Palmas, Dom Giovane Pereira de Melo, Tocantinópolis e Dom Philip Dickmans de Miracema, dos sacerdotes, dos diáconos, das religiosas e das lideranças leigas representantes das pastorais e entidades sociais das Dioceses do Tocantins com assessoria de Pe. Nelito Dornelas, assessor das Pastorais Sociais da CNBB, e Sr. Vitélio Passa, assessor nacional da Cáritas.

Neste momento importante para caminhada da estruturação do Sub-Regional os bispos, sacerdotes, diáconos e as lideranças leigas estudaram o subsídio da 5ª Semana Social Brasileira e a Cáritas Brasileira. Foi um dia de trabalho intenso no qual se estudou em grupo as origens do Estado. Os participantes refletiram sobre a questão do Estado, questionando-se sobre a missão e os destinatários da missão deste - Estado para que e para quem?

História das semanas sociais brasileiras no Brasil é algo mais recente, mas tem uma caminhada significativa de espaço de reflexão, articulações e conquistas sociais com atuação das forças da sociedade civil. O tema bem Viver - “Eu me preocupo com você” foi inspiração para pensar num novo estado que depender de nossas relações com o outro. Bem viver e conviver bem. Para articular a 5ª Semana Social Brasileira no SUB- Regional Tocantins organizou-se um grupo com representação das dioceses presentes para dar os encaminhamentos.

O assessor nacional da Cáritas, SR. Vitélio Pasa buscou trazer ao grupo a função e como está organizada a Cáritas Brasileira em vista de criar esta organização em Tocantins. A Caritas é a prática do amor plantada por Deus no coração das pessoas. Sua missão é somar forças as pastorais para atuação social da Igreja junto a sociedade. Ao término do encontro foi encaminhado alguns passos nas três dioceses presentes na questão da Criar a Cáritas em cada diocese.