19/07/2011

- Ir. Andrea

Com o tema “Testemunhas do Reino”, aconteceu de 16 a 17 de julho em Ribeirão Cascalheira, na Prelazia de São Felix do Araguaia, a Romaria dos Mártires da Caminhada, celebrando também 40 anos de caminhada de Igreja. Mais uma vez se realizou este evento de fé e esperança do Projeto de Deus encarnado nas vidas de tantas pessoas que doam suas vidas em favor do Evangelho. Ele é organizado pela Prelazia de São Félix do Araguaia e reúne milhares de pessoas a cada cinco anos em homenagem a memória de quem morreu defendendo a vida.

Na excursão organizada pela CPT de Tocantins, nossa Diocese se fez presente neste evento significativo e provocante para qualquer terra missionária, com presença de participantes. Mas, também, na acolhida da caravana, pela Paróquia Santo Antonio, em Miranorte, na pessoa de Pe. Amarildo Dias Cardoso e as lideranças, que fortaleceram estes romeiros em viagem rumo ao Ribeirão Cascalheira, oferecendo um delicioso café da manhã. Que Deus os abençoe pela generosidade, hoje e sempre.

Foram dois dias de oração, de vivência e retomada da vocação a serviço da vida e do Evangelho. A caravana do Tocantins participou deste memorial de fé. No primeiro, vivenciaram o momento forte de celebração de abertura, com Vigília e Caminhada martirial até ao Santuário dos Mártires da Caminhada; depois desta caminhada houve show que contou com a presença de Zé Vicente. Em nosso grupo também tinha artista, o jovem Francisco Chagas, conhecido com MC Teófilo, apresentou seu rapp neste momento cultural.

A celebração Eucarística em memória dos Mártires realizada na amanhã de domingo chegou com grande unção e benção este momento forte da Igreja. Na fragilidade do corpo de D. Pedro Casaldáliga, a fortaleza da convicção e fidelidade na voz, convidou a cada romeiro a permanecer firmes: ““Podem nos tirar tudo, menos a fé e a esperança”. Quem pode vivenciar esta caminhada das várias maneiras, pode sentir a presença do Espírito de Deus que renova o ardor, a partilha, o compromisso com a vida.

Que realmente os sangues de tantos mártires de nossa Igreja, seja uma provação diária para vossa vivência fiel ao Evangelho, promovendo e defendendo à vida, em especial dos pobres.