08/09/2019

- Ir. Valdilene Neves da Cruz CSAC

A Diocese de Miracema do Tocantins realizou no dia 07 de setembro a Romaria Diocesana na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Itacajá. A peregrinação acontece a cada dois anos e trouxe em 2019 um sentido muito especial, o jubileu de 50 anos da Instalação da Paróquia Sagrado Coração de Jesus.

Sob o tema “Batizados e Enviados” e lema: “A Diocese de Miracema do Tocantins uma igreja em Estado Permanente de Missão”, a data foi celebrada por cerca de 600 romeiros vindos das diversas paróquias e comunidades que compõem a diocese.

Logo ao amanhecer, diversas caravanas chegaram na cidade de Itacajá, em clima de fé e devoção e foram acolhidos pelos fiéis da paróquia com muita festa, abraços e música .Em seguida os fiéis se reuniram na quadra esportiva do Colégio Estadual, onde receberam as boas vindas e acolhida do Bispo Diocesano, Dom Philip Dickmans, que falou da importância do mês missionário extraordinário convocado pelo Papa Francisco e do  documento 109 da CNBB - As Novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja  no Brasil.

Dom Esmeraldo Barreto de Farias, Bispo auxiliar da Arquidiocese de São Luís no Maranhão, foi convidado a falar sobre a missão da igreja e destacou a importância da missão de cada batizado, neste sentido afirmou que o missionário fala antes de tudo pela vida, lembrou que Jesus Cristo é a Palavra e cada missionário é chamado a ser palavra, pois Deus escreve na vida das pessoas para que outros possam ler e sentir a presença de Cristo. Lembrou ainda que a missão é uma questão de amor, pois a missão nasce do coração do Pai e se define por toda a terra através de Jesus Cristo, na força do Espírito Santo, portanto a fonte da missão está na Santíssima Trindade.

Encerrando o período da manhã, jovens da paróquia apresentaram uma música falando da importância do cuidado com a vida e entregou uma planta aos padres da diocese simbolizando o compromisso com a “Casa Comum”.

Após o almoço, os Povos Indígenas krahô, marcaram presença com apresentações e musicas, bem como grupo de capoeira com alunos atuantes neste esporte. Os romeiros tiveram a oportunidade de participar de oficinas com temas atuais como: Sínodo para a Amazônia, Juventude em Missão, Mês missionário, Catequese, Missão Indígena e outros.

Como de costume, no final da tarde, os romeiros fizeram a caminhada pelas ruas da cidade, onde tiveram a oportunidade de rezar nas intenções das diversas realidades da diocese, do Brasil e mundo e agradecer a Deus pelos missionários e leigos que atuaram na paróquia nesses 50 anos, bem como as Irmãs Palotinas que marcaram presença e trabalharam por mais de 30 anos na educação, evangelização e social.  Após a caminhada, os fiéis participaram do descerramento da placa alusiva aos 50 anos da paróquia e receberam das Irmãs Palotinas na pessoa da Irmã Tereza Rocha a Benção Apostólica do Papa Francisco em Pergaminho.

No final do dia, foi celebrada a Santa Missa presidida por Dom Esmeraldo, concelebrada pelo Bispo Diocesano Dom Philip e padres da diocese. Padre Nelson Carlos, administrador da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, afirmou que se surpreendeu com a colaboração, união e engajamento das pessoas e agradeceu a todos pela organização da Romaria e celebração do Jubileu de Ouro da Paróquia.

Irmã Valdilene Neves da Cruz CSAC