20/11/2011

- Daniel Noronha de Miranda

A Pastoral da Juventude da diocese de Miracema do Tocantins realizou nos dias 19 e 20 de novembro de 2011 no Hotel fazenda próximo a cidade de Fortaleza do Tabocão a reunião de avaliação e planejamento das atividades da Pastoral. Estavam presentes os representantes dos grupos da cidade de Pedro Afonso, Bom Jesus, Miracema, Brasilândia e Guaraí.

O encontro iniciou-se às 20 horas do dia 19, com a oração e em seguida os coordenadores fizeram a avaliação e prestação de Contas dos encontros diocesanos. Em 2011 a PJ Miracema realizou três encontros de formação e o Dia Nacional da Juventude.

Os encontros foram:

1º Encontro de Preparação para a Semana da Cidadania, campanha da Fraternidade 2011 e campanha nacional da contra a violência e extermínio de jovens. (Miracema)

2º Encontro de preparação para Semana do Estudante e Formação sobre a mística e musicalidade da PJ. (Pedro Afonso)

3º Encontro de preparação para o Dia Nacional da Juventude – DNJ. (Pequizeiro)

4º Dia Nacional da Juventude – DNJ (Brasilândia)

Na avaliação chegamos à conclusão que muitas conquistas foram alcançadas, mas não alcançamos todos os resultados esperados para 2011 e que os grupos de base da diocese não realizaram todas as atividades propostas em suas comunidades, o que nos fez pensar em mudar a forma de trabalho. Fica também para a coordenação diocesana a missão de acompanhar e cobrar que os grupos realizem as atividades propostas.

No domingo dia 20 planejamos as atividades de 2012, já nos preparando para a Jornada Mundial da Juventude, decidimos não realizar as formações das atividades permanentes da PJ no primeiro semestre de 2012, mas os grupos terão que desenvolver as atividades como: Semana da Cidadania e Semana do Estudante em suas comunidades.

A diocese de Miracema foi dividida em quatro regiões pastorais que são: Região de Miracema (Cleomar), Região Guaraí (Daniel), Região Colinas (Eliane) e Região de Pedro Afonso (Mauricio). Para trabalharmos as regiões cada coordenador da PJ vai acompanhar um das regiões e os encontros serão por regiões com exceção do DNJ.

Nos dia 03 e 04 de maio a diocese de Miracema receberá a cruz peregrina da Jornada Mundial da Juventude e nos dias 14 e 15 de julho a coordenação diocesana vai se reunir na cidade de Araguacema para avaliar o semestre.

Nos dias 10, 11 e 12 de Agosto será realizado nas regiões de Colinas e Miracema o encontro de preparação para o DNJ 2012 e nos dias 24, 25 e 26 de agosto o encontro será nas regiões de Guaraí e Pedro Afonso.

Por ultimo escolhemos a sede do Dia Nacional da Juventude, que foi escolhida a cidade de Miracema do Tocantins para realizar o DNJ 2012 nos dias 27 e 28 de outubro, contamos com o apoio das duas paróquias da cidade e da diocese para a realização deste evento.

Finalizamos nossa reunião confraternizando e com a certeza que muitas mudanças irão acontecer em nossa diocese e a Juventude sendo prioridade acreditamos que podemos contar com o apoio de todos para somar forças na evangelização dos jovens.