29/01/2018

- Imagens: Ir. Valdilene Neves, Padre Raimundo Araújo. Texto: Ir. Valdilene Neves da Cruz CSAC

Representantes da Diocese de Miracema do Tocantins participam do 14º Intereclesial das CEBs.

Uma delegação com cerca de 25 pessoas da Diocese de Miracema do Tocantins, participou do 14º Intereclesial da CEBs em Londrina no Paraná. Além dos representantes da nossa diocese, a caravana que seguiu para Londrina no dia 21 de janeiro, contou com a participação de 94 representantes de todo Regional Norte 03 que compõem as dioceses de Porto Nacional, Tocantinópolis, Miracema, Palmas e Prelazia de Cristalândia.

Com o tema: “CEBs e os Desafios no Mundo Urbano” e o lema “Eu vi e ouvi os clamores do meu povo e desci para libertá-los” (Ex 3,7), a proposta do 14º Intereclesial foi repensar o trabalho das CEBs no mundo urbano. Para melhor refletir o tema, a dinâmica de trabalho do encontro foi baseada no método Ver, Julgar e Agir e teve 13 mini plenárias, que discutiu assuntos como: acesso e condições de moradia; mobilidade urbana; formação e educação; acesso e participação na cultura e lazer; trabalho e emprego; juventude; ecologia; saúde e saneamento; violência e segurança; direito à comunicação; diálogo inter-religioso; movimentos e organizações sociais e populares; democratização e participação na política. As mini plenárias foram realizadas nas diversas paróquias da cidade de Londrina e receberam o nome de praças com nomes de algumas árvores dos Biomas Brasileiro como: Pequi, Castanheira, Bracatinga, Buriti, entre outras.

O 14º Intereclesial foi sediado em Londrina no Paraná e aconteceu de 23 a 27 de janeiro de 2018 e reuniu cerca de 3.300 participantes de todo o Brasil, entre representantes das CEBs dos países da América Latina e parceiros de outras Igrejas cristãs. O 14º Intereclesial das Comunidades Eclesiais contou também com a presença de várias etnias indígenas, dentre as quais Xerente, Kainkang, Pataxó, Tupinambá, Guarani Kaiowa, entre outras. Suas principais demandas dizem respeito a demarcação de suas terras, seus direitos específicos e moradia nas áreas urbanas das cidades.

O encontro foi marcado por momentos celebrativos, de estudos, partilha, diálogo inter-religioso, apresentações artísticas e reflexões sobre a caminhada das CEBs. O 14º pode nos ajudar a caminhar melhor e buscar meios para descobrir como ser missionário mais comprometido com a causa dos pobres e com o Reino de Cristo.

O 15º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base acontecerá em Mato Grosso, na cidade de Rondonópolis em 2022. A delegação de Mato Grosso animou o anúncio da candidatura cantando o hino "Vem pra cá, vem pra cá, 15º Mato Grosso acolherá".

Gratidão a Deus a Deus por todos que se empenharam no 14º Intereclesial, de modo especial a igreja de Londrina e todas as famílias que acolheram as caravanas e hospedaram os delegados em suas casas. Por tudo isso, demos graças a Deus!

Mais sobre o 14º Intereclesial das CEBs

www.cebsdobrasil.com.br