05/09/2018

- Ir. Valdilene Neves da Cruz CSAC

Na noite do dia 4 de setembro, na Catedral do Divino Espírito Santo, em Palmas, foi celebrada a Santa Missa de acolhida da nova diocese e prelazia inclusas ao Regional Norte 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A Diocese da Santíssima Conceição do Araguaia, do estado do Pará, e a Prelazia de São Félix, do Mato Grosso. Ambas pertenciam aos regionais da CNBB Norte 02 e Oeste 2 respectivamente. Marcaram presença fiéis leigos, consagrados (as), seminaristas, membros do clero e povos indigenas Xerentes vindos das dioceses e prelazias. Durante a Santa missa, Dom Philip Dickmans presidente do Regional Norte 3, falou dos principais motivos  que levaram os bispos a aprovarem a integração da diocese e prelazia ao Regional. Primeiro as distâncias, as duas ficam mais perto, também a semelhança das culturas e o jeito de ser igreja. Lembrou também que fazemos parte da Amazônia Legal, portanto nesta santa missa assumiremos o compromisso a convite do Papa Francisco de trabalhar o processo de escuta do Sínodo para a Amazônia que acontecerá em 2019.

Com a integração da nova diocese e prelazia, o Regional Norte 3 agora é composto por uma arquidiocese, quatro dioceses e duas prelazias: Arquidiocese de Palmas (Dom Pedro Brito Guimaraes), Diocese de Porto Nacional (Dom Romualdo Matias Kujawski), Diocese de Miracema do Tocantins (Dom Philip Eduard Roger Dickmans), Diocese de  Tocantinópolis (Dom Giovane Pereira de Melo), Diocese da Santíssima Conceição do Araguaia (Dom Dominique Marie Jean Denis You), Prelazia de Cristalândia (Dom Wellington Queiroz Vieira) Prelazia de São Félix (Dom Adriano Ciocca) Esta nova composição foi alterada e aprovada durante a 56ª Assembleia Geral dos Bispos, realizada entre os dias 11 e 20 de abril, em Aparecida (SP).

Que a igreja do Regional Norte 3, continue sua missão de ser sal e luz, que o Deus da esperança, anime seu compromisso de ser fiel ao Evangelho e que o sangue e testemunho do mártir Padre Josimo Tavares padroeiro do Regional Norte 3, alimente o compromisso de ser igreja em saída, profética, misericordiosa e comprometida com os mais pobres do Reino de Deus.

Irmã Valdilene Neve da Cruz CSAC