21/01/2019

- Ir. Valdilene Neves da Cruz CSAC

A Comunidade “PA Vitória”, no município de Miracema do Tocantins, foi contemplada no dia dezenove de janeiro, com cinco Cisternas de Placas com capacidade para 16 mil litros de água. A comunidade fica a 50 quilômetros da cidade de Miracema.  É um assentamento criado há 10 anos na zona rural e conta com 40 famílias que foram beneficiadas com o projeto “Caminho das Águas”, da Cáritas Diocesana de Miracema do Tocantins, juntamente com a Cáritas do Regional Norte 03. As famílias foram beneficiadas com o projeto, devido a escassez e falta de água no período de estiagem. As cisternas de placas são reservatórios d´agua cilíndrico, coberto e semienterrado, que permite a captação e o armazenamento de águas das chuvas, aproveitadas a partir do seu escoamento nos telhados das casas, através de calhas de zinco ou PVC. A água armazenada passa por processo de tratamento e abastece as famílias por longo período na época da seca.

Durante a inauguração do projeto, foi rezada a Santa missa, presidida pelo bispo diocesano, Dom Philip Dickmans que falou da importância da comunidade unida em prol do bem comum. Lembrou ainda que uma comunidade com Deus e que se une para rezar e fazer o bem, tudo muda para melhor. Em momento informativo, Amilson Rodrigues e Istélia Folha, gestores da Cáritas do Regional Norte 03 e da Arquidiocese de Palmas, apresentaram os projetos da Cáritas no Regional e nas Dioceses pertencentes ao referido Regional. Afirmaram que novos projetos serão em breve inaugurados, um deles é das “Hortas Familiares” que será implantado em breve na Diocese de Miracema.

A comunidade agradeceu pelo benefício recebido e se dispôs a colaborar na implantação de mais 15 cisternas de placas em 2019, destinadas a Diocese de Miracema, através do “Projeto Caminho das Águas”.

O Casal Ademar Sobral da Silva e Dona Maria da Cruz, mais conhecida como Dona “Cruizinha”, agradeceram pela presença de todos em sua casa, e pela cisterna instalada em seu quintal. Após a Santa missa foi dada a benção das cisternas e almoço oferecido pela comunidade.

Estiveram presente no evento, membros da equipe Cáritas da Diocese de Miracema, Márcia Sola, Kelson e Irmã Valdilene, bem como voluntários da Cáritas da Arquidiocese de Palmas.

CÁRITAS BRASILEIRA

Com quase 60 anos de história, a Cáritas Brasileira é um organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), da Igreja Católica.  É uma rede solidária de mais de 15 mil agentes, a maioria voluntária, com ação por todo o país.

Fundada em 12 de novembro de 1956 por Dom Hélder Câmara (in Memória), a Cáritas atua na promoção e atuação social que trabalha na defesa dos direitos humanos, da segurança alimentar e do desenvolvimento sustentável solidário. Sua atuação é junto aos excluídos e excluídas em defesa da vida e na participação da construção solidária de uma sociedade justa, igualitária e plural.

Nos últimos 10 anos, auxiliou mais de 300 mil famílias, contribuindo para a transformação de suas vidas e devolvendo a elas a esperança de novas conquistas.

Ir. Valdilene Neves da Cruz CSAC.