16/04/2018

- Ir. Valdilene Neves da Cruz CSAC. Colaboração: Padre Nelson Carlos. Imagens: Padre Nelson Carlos

Entusiasmada em dinamizar o Ano do Laicato, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Itacajá, promoveu neste domingo (15), o dia D dos leigos e leigas com celebração, caminhada e estudo do Documento 105 da CNBB. Com o tema: “Amados cristãos leigos e leigas vivam a alegria de serem sal da terra e luz do mundo”, fiéis leigos e leigas da referida paróquia se reuniram na Capela São Vicente Pallotti para a missa de abertura e em seguida procissão pelas ruas da cidade até o espaço cultural, onde aconteceu o segundo momento do encontro.

Com muita animação, partilha do café da manhã e momentos orantes, os paroquianos também tiveram a oportunidade de participar de momentos formativos dinamizados por Heloisa e Manoel, ambos da Comissão Diocesana dos Leigos, que partilharam alguns conteúdos referentes ao documento 105 da CNBB que segue a metodologia “ver, julgar e agir” e é dividido em três capítulos. O primeiro apresenta o marco histórico-eclesial da caminhada da vida dos cristãos leigos e leigas. O segundo trata da compreensão da identidade e da dignidade laical como sujeito eclesial e identifica a atuação dos leigos, considerando a diversidade de carismas, serviços e ministérios na Igreja. Já o terceiro e último capítulo aborda a dimensão missionária da Igreja e indica aspectos, princípios e critérios de formação do laicato. Essa parte aponta, ainda, lugares específicos da ação dos leigos.

Segundo Padre Nelson Carlos, pároco da referida paróquia, foi um dia muito bom e participativo.

ANO NACIONAL DO LAICATO

A Igreja no Brasil celebra no período de 26 de novembro de 2017, Solenidade de Cristo Rei, a 25 de novembro de 2018, o “Ano do Laicato”. O tema escolhido para animar a mística do Ano do Laicato foi: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e o lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo”, Mt 5,13-14.

O Ano do Laicato tem como objetivo geral“Como Igreja, Povo de Deus, celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil; aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; e testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade”.

Pretende ainda: “Dinamizar o estudo e a prática do documento 105: ‘Cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade’ e demais documentos do Magistério, em especial do Papa Francisco, sobre o Laicato; e estimular a presença e a atuação dos cristãos leigos e leigas, ‘verdadeiros sujeitos eclesiais’ (DAp, n. 497a), como ‘sal, luz e fermento’ na Igreja e na Sociedade”.