19/10/2011

- Ir. Andrea S. Bittencourt

PADRE CRISTOVAM LUBEL ASSESSORA A 1ª ASSEMBLEIA DIOCESANA DO DIZIMO

Nos dias 14 a 16 de outubro, aconteceu no Centro de Treinamento de Lideranças, a 1ª Assembleia Diocesana da Pastoral do Dizimo. O encontro teve assessoria de Pe. Cristovam Lubel, membro da Editora Pão e Vinho, especialista da temática. Estiveram presente cerca de trinta pessoas de várias paróquias, sendo sacerdotes, religiosas, leigos e leigas comprometidos com o Dízimo.

Com um ambiente bem ornamentado para receber a todo, deu-se início a primeira assembléia do Dizimo, a qual teve um número reduzido de participação, mas por outro lado uma participação efetiva dos que vieram. No começo da assembléia, cada paróquia apresentou a realidade do Dízimo, a fim de contextualizar a situação da evangelização para o assessor trabalhar nos dias seguintes.

O sábado foi um momento de aprofundar a temática sobre o Dízimo através de um resgate histórico. Pe. Cristovam partiu dos questionamentos básicos: o que é dizimo? E para que serve o dízimo? Ele ressaltou que é preciso ter cuidado para não fazer do dízimo uma troca, ou seja, trocar o dizimo só por benção, ele vai muito além. É compromisso e co-responsabilidade do cristão com caminhada e vida da Igreja.

O assessor, de modo simples e com muita sabedoria, partilhou com o grupo as experiências vividas em trinta anos de dedicação a questão do dizimo. Na oportunidade, juntamente com os representantes das Paróquias e a Coordenação diocesana do Dízimo, Pe. Cristovam orientou as modificações e acréscimos feitos nas Diretrizes Diocesanas do Dizimo apresentadas, estas ainda se encontram em construção.

Nesta assembléia houve escolha de nomes para reforçar a Coordenação Diocesana do Dizímo. E também a organização de uma Equipe Missionária do Dízimo, a qual terá a responsável de colaborar em ações de evangelização em vista da implantação e manutenção do dizimo nas Paróquias.