09/06/2021

- Ir. Valdilene Neves da Cruz CSAC

O Padre Cleonizaldo Correia Lopes, morreu na noite deste sábado (5) de junho de 2021, aos 56 anos, após complicações decorrentes do novo coronavírus (Covid-19). O sacerdote estava internado na UTI desde o dia 5 de maio, no Hospital Dom Orione, em Araguaína. Desde o dia de sua internação, sacerdotes, religiosos, fiéis, amigos e familiares, uniram-se através de correntes de orações, sem interrupção, pela vida do Padre Cleonizaldo por meio de um grupo de WhatsApp e outros veículos de comunicação. Após sua morte, compartilharam homenagens pela missão dele na Diocese de Miracema, destacando suas ações, seu trabalho e sua alegria que contagiava a todos. Foram muitas as mensagens de apoio, solidariedade, condolências, orações, boas lembranças por meio de fotografias e escritas. Padre Cleonizaldo não foi curado fisicamente como era o desejo de muitos, porém foi curado espiritualmente para a vida eterna.

Padre Cleonizaldo era pároco na Paróquia São Francisco de Assis, de Goiatins, desde 9 de janeiro de 2016. Antes, foi pároco nas Paróquias São Pedro de Pedro Afonso e Guaraí. Realizou sua missão em várias paróquias e comunidades da Diocese de Miracema do Tocantins.

O velório foi realizado no domingo, 6 de junho, na Paróquia São Francisco de Assis, sua paróquia de origem com missa de corpo presente às 11 horas. O corpo foi transladado para Miracema do Tocantins e velado toda a noite na Catedral Santa Terezinha do Menino Jesus, onde aconteceu a missa de corpo presente, às 8 horas da manhã de segunda-feira, presidida pelo nosso bispo diocesano Dom Philip Dickmans, que em sua homilia, dirigiu palavras de encorajamento aos fiéis e familiares e pediu mais orações pelas vocações a serviço do Reino e da Igreja. Segundo Dom Philip a morte do Padre Cleonizaldo deverá produzir muitos frutos para a Diocese. Dom Pedro Brito, Bispo da Arquidiocese de Palmas, esteve presente na celebração e expressou palavras de solidariedade e pesar ao Bispo Dom Philip Dickmans e a toda a Diocese.

No final da missa, Padre Eronaldo Correia Lopes, irmão do Padre Cleonizaldo e sacerdote na Diocese de Carolina, se manifestou dizendo que Padre Cleonizaldo quando criança sofreu uma grave doença que quase o levou a morte, porém, sua mãe pediu a Deus a sua cura e que o mesmo seria todo de Deus, e assim Deus ouviu suas preces. Padre Edson Marques, em nome do clero da Diocese de Miracema, externou sentimentos e condolências e afirmou que humanamente perdemos um irmão, porém ele contempla Deus na vida eterna.

Neste momento de profunda dor por sua partida repentina, a Diocese de Miracema do Tocantins, se solidariza com todos os familiares, amigos e paroquianos da Paróquia São Francisco de Assis, em Goiatins. Que o Padre Cleonizaldo, que já participa do banquete de Cristo na eternidade, interceda a Deus pela Diocese de Miracema do Tocantins e pelas vocações da Igreja.

Irmã Valdilene Neves da Cruz CSAC