04/10/2021

- Ir. Valdilene Neves da Cruz CSAC

Momentos de alegria e emoção marcaram a Celebração Eucarística com rito de Ordenação Presbiteral do Diácono Yago Correia Ribeiro Ferreira. A Celebração aconteceu neste sábado dia 2 de outubro de 2021, às 9 horas na Paróquia Santo Antônio em Miranorte, presidida por Dom Philip Dickmans e concelebrada por padres da diocese, bem como de outras dioceses do Tocantins.

Em sua homilia, Dom Philip Dickmans pediu que cada padre fizesse memória do dia em que foi ordenado, da sua caminhada, do que já fez para o Reino e do que ainda precisa fazer. Lembrou que a iniciativa vem de Deus, “Ele nos chamou desde o ventre de nossas mães, devemos agradecer a Deus todos os dias pela vocação. “Eis que venho com prazer fazer a vossa vontade”. O Sacerdote é convidado a viver a vontade do Pai, muitas vezes somos tentado a fazer a nossa vontade. As mãos do sacerdote são levadas a três principais compromissos: A Eucaristia, que se transforma no Corpo e Sangue do Senhor; a Confissão, que leva o povo novamente à vida plena, pelo sacramento da misericórdia, leva alegria ao povo devido aos seus pecados. Portanto o padre deve ser o bom pastor que dá vida e alegria; a Unção, ungir as mãos das pessoas para ter mais ânimo e coragem.

O Sacerdote deve ser um homem de oração, rezar o Santo Terço, a oração do povo, feliz aquele que dedica sua vida ao Reino de Deus.  Não deixar de ser humilde, simples”. Dom Philip ainda pediu que a comunidade rezasse sempre pelas vocações e confiasse, pois a história da salvação deve acontecer.

Após a homilia, iniciou-se o rito de ordenação presbiteral do Diácono Yago, que seguiu com a sua prostração e canto da ladainha, oração consacratória de ordenação, feita com a imposição das mãos do Bispo Dom Philip, entrega das vestes sacerdotais, unção das mãos, entrega do pão e cálice e acolhida do novo padre com abraço da paz do bispo e padres presentes e acolhida no altar.

Em sua fala de agradecimento, o néo-sacerdote Yago, iniciou recordando o seu lema: “Eu vim não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou” (Jo 6,38), agradeceu a Deus pelo dom da vida e chamado a vocação sacerdotal, lembrou que “seguir este caminho é fazer o que o Senhor nos pede, renunciar a si mesmo, tomar sua cruz e seguir. Pela intercessão da Virgem Maria Mãe do Perpétuo Socorro, consagro meu ministério e compreendo que estará comigo nos momentos que mais precisar e suplicar por ela. Rogo a Santo Antônio, Santa Terezinha do Menino Jesus e São José, que intercedam por mim em minha missão e que através de seus testemunhos de santidade possa viver seus ensinamentos”. Seus agradecimentos também foram dirigidos aos seus pais, avós, irmãos e demais familiares, ao bispo Dom Philip, padres da Diocese de Miracema e do Seminário Interdiocesano Divino Espírito Santo, seus formadores, colegas seminaristas e sua missão na diocese, de modo particular o seu diaconato com missão na Paróquia Catedral Santa Terezinha do Menino Jesus e Nossa Senhora da Conceição em Miracema do Tocantins. Finalizou com eterna gratidão a sua paróquia de origem, Paróquia Santo Antônio, na pessoa do Padre Dejoce Vanderlei Adorno e fieis que se empenharam na preparação de sua ordenação presbiteral.

Após a missa foi servido um delicioso almoço preparado pelos fiéis da Paróquia Santo Antônio.

Breve biografia e histórico da caminhada religiosa

Yago Correia Ribeiro Ferreira, nasceu no dia 15 de março de 1995 em Miracema do Tocantins-TO, mas foi registrado e criado em Miranorte-TO, filho de Mário Ferreira Neto e Alzirene Correia Ribeiro, seus avós maternos Manoel Pinto Ribeiro (in memoriam) e Laura Correia Ribeiro, ajudaram em sua criação. Foi batizado em 14 de novembro de 2004, fez sua primeira comunhão em 21 de novembro de 2004 e crismou no dia 2 de maio de 2010, ordenou diácono no dia 19 de março de 2021 na Catedral Santa Terezinha do Menino Jesus.

Toda sua caminhada de igreja foi acompanhada por sua avó Laura, que o ensinou a rezar o Santo Terço, levando-o consigo desde criança para as missas na Paróquia Santo Antônio em Miranorte. Participava do grupo de Círculo Bíblico Cristo Rei, ajudou na pastoral catequética, como catequista e colaborava com aquilo que era possível em sua paróquia de origem.

Em 2013, ingressou no seminário Propedêutico Santa Terezinha do Menino Jesus em Miracema do Tocantins-TO. Em 2014, ingressou no Seminário Interdiocesano do Divino Espírito Santo em Palmas-TO, onde fez sua formação filosófica e teológica, concluindo seus estudos em 2020. Durante o período de formação realizou trabalhos pastorais nas seguintes paróquias: Paróquia Catedral Santa Terezinha do Menino Jesus em Miracema do Tocantins, Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Miracema do Tocantins e Paróquia São Geraldo em Fortaleza do Tabocão, além de contribuir com a Pastoral Vocacional e outros serviços missionários na Diocese de Miracema do Tocantins-TO.

Durante o período do diaconato, execeu seus trabalhos na Catedral Santa Terezinha do Menino Jesus, auxiliando o Padre Franker, bem como na Cúria Diocesana na dinamização dos encontros e formações diocesanas e no mês de setembro, colaborou na Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Miracema. Ordenou-se sacerdote no dia 2 de outubro de 2021 e recebeu sua provisão por dois anos, na Paróquia Catedral Santa Terezinha do Menino Jesus e Nossa Senhora  da Conceição em Miracema do Tocantins.

Irmã Valdilene Neves da Cruz-CSAC