28/08/2013

- Flávio Mendes

O YOUCAT é mais que um livro. É um grande projeto que dentro do contexto da "Nova Evangelização" surgiu para ajudar os jovens do mundo inteiro a crescerem na fé que professam. Por isso que não sem razão, o YOUCAT CENTER tem ido além do "Catecismo Jovem" e apresentado outras ferramentas. Algumas já estão disponíveis em língua portuguesa, outras estão aos poucos a caminho.

Coleção YOUCAT:

YOUCAT: Sob a direção do cardeal de Viena Christoph Schönborn, essa ferramenta é uma publicação de 2011, chamado por seus autores como “Catecismo Jovem”, porque se destina a ser um auxílio para os jovens a compreenderem melhor o Catecismo da Igreja Católica. O livro, elaborado em forma de uma conversa, é destinado ao uso por jovens católicos de todo o mundo e está disponível em 28 línguas, incluindo o árabe e o chinês. O Youcat é baseado no CIC (1992) e no Compêndio do CIC (2005), possuindo, contudo, uma linguagem dinâmica, exemplos cotidianos por meio 527 perguntas simples, com respostas que exprimem a fé da Igreja Católica.

YOUCAT AGENDA: Elaborada pelo Padre alemão, Norbert Fink, essa ferramenta nasceu com o desejo de acompanhar o jovem durante todo o ano em sintonia com a Igreja. Segue o mesmo design e estilo do YOUCAT, muito dinâmico e atraente para os jovens de hoje. Já traduzida para o português, ela traz alguns dos temas do Catecismo para o nosso dia-a-dia e explica-nos a mensagem das festas e tempos litúrgicos da Igreja, como o Natal, a Quaresma, a Páscoa, etc. a fim de celebrarmos cada uma delas com um novo ânimo. No segundo semestre já estará disponível a edição de 2014 pela Paulus e pela Loyola!

YOUCAT ORAÇÕES: Dando sequência ao conteúdo do YOUCAT, este livro também já traduzido para o português e disponível na Paulus e na Loyola, apresenta uma seleção de orações para os jovens. Os organizadores, Georg von Lengerke (Padre e Professor da Ordem de Malta) e Dörte Schrömges (pedagoga social) nos explicam que “este livro deverá ser uma ajuda para o caminho de oração de amizade com Deus. Estão aqui compiladas orações antigas e novas. Temos nele orações da Sagrada Escritura, de pessoas tementes a Deus cujo nome ficou na História e de pessoas da atualidade. A obra divide-se em duas partes: a primeira, consiste num ritmo de oração, tendo orações para rezar de manhã e para rezar á noite para cada dia, durante duas semanas. Os dias da primeira semana são sobre temas da nossa vida com Deus, os da segunda semana sobre temas da vida de Deus conosco. A segunda parte é uma compilação de orações sobre vários temas e adequadas a várias intenções”.

YOUCAT CRISMA: Em muitas comunidades, o Sacramento do Crisma não é o início de uma relação de jovens com a Igreja, mas o fim. Pensando nisso Bernhard Meuser e Nils Baer elaboraram o “YOUCAT – curso para o Crisma”. Consiste em dois livros: um manual para os catequistas e um livro de estudo para os crismandos. São organizados em doze capítulos que podem ser subdivididos em várias sessões de preparação para o crisma, conforme o tempo disponível. Contém também várias sugestões de atividades, para diferentes níveis, que o formador pode escolher conforme o seu grupo. Nos países de língua portuguesa o lançamento aconteceu durante a JMJ-Rio 2013 e está disponível pela Paulus e Loyola.

YOUCAT CONFISSÃO: Este novo livro da Coleção YOUCAT vem para ser um auxílio na Jornada Mundial da Juventude, em uma peregrinação, ou na Quaresma. No Sacramento da Reconciliação, nos aproximamos ainda mais de Deus. Por isso, sob o título “Confissao – Sim, eu posso!” Rudolf Gehrig, um dos colaboradores da obra, diz-nos que “para aqueles que ainda precisam de um pequeno empurrão, o livro tenta com explicações breves e concisas mas também de forma descontraída e divertida descrever o caminho de volta para Deus através da Confissão. Oficialmente o livro sairá no dia 27 de junho e deverá ser traduzido em várias línguas. Pedidos concretos até agora só vieram da Polonia e da Lituania”, conclui, o co-autor.

DOCAT: É uma ferramenta que descreverá em 12 capítulos numa linguagem dinâmica, jovem e atraente toda a riqueza da Doutrina Social da Igreja Católica e seu impacto nas áreas de trabalho, negócios, política, meio ambiente e paz. O livro terá o mesmo o design gráfico e formato do nosso Catecismo Jovem e segundo Bonacker Marco, colaborador do projeto, teólogo e Doutor em Ciências Sociais, a “obra também será baseada em perguntas e respostas, para que o jovem compreenda e se aproxime do que a Igreja ensina em sua Doutrina Social”. Com colaboração e orientação do Cardeal Arcebispo de Munique, Reinhard Marx, o DOCAT originalmente alemão, será lançado pelo YOUCAT CENTER de Augsburg em outubro desse ano. E, como o processo de concessão para os direitos de tradução e publicação é naturalmente lento, depois de aprovado pelos órgãos competentes, (tanto a Editora que detém os direitos autorais para a língua portuguesa, quanto a Conferência Episcopal Local), provavelmente teremos o DOCAT entre nós a partir de 2014.

Jerônimo Lauricio

Equipe Catecismo Jovem.