25/08/2012

- Ir. Leuzina Fontes

As Irmãs do Imaculado Coração de Maria, Província de Teresina – PI. Dia 07 de Julho de 2012, abriram o ano jubilar: 07 de Julho de 2012 a 07 de Julho de 2013, 25 anos da Província Cristo Libertador.

Antes da criação da Província, as comunidades fundadas na região Norte, Nordeste e Centro-Oeste eram vinculadas às Províncias do Sul (Caxias do Sul, São Paulo, Santa Maria; Santa Cruz do Sul, Porto Alegre e Setor Geral). Com o crescimento missionário, sentia-se, também a necessidade de se formar um “corpo” com um “rosto próprio” entre as comunidades inseridas nessas regiões. Pois, embora vivessem e trabalhassem na mesma área geográfica, pouco se conheciam e se comunicavam. Sentiam necessidade de uma maior articulação, troca de experiências e mais autonomia na missão. Para tanto, algumas Irmãs começaram a socializar o sonho de se instituir uma Província. Pouco a pouco esta idéia foi se espalhando, adquirindo adesão e no 14º Capítulo Geral em Dezembro/1984 foi aprovada a decisão.

Após 24 anos de presença como Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país, nos dias 19 a 22 de janeiro de 1988, realizou-se o 1º Capítulo Provincial. Inaugurando-se uma nova etapa: As comunidades, que até então pertenciam as Províncias do Sul, passaram a ter sua caminhada específica como Província com sede em Teresina – PI, sob a proteção do Cristo Libertador. Hoje, a Província abrange os Estados da Bahia, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Tocantins.