23/09/2019

- Ir. Valdilene Neves da Cruz CSAC

Nos dias 21 e 22 de Setembro de 2019, aconteceu na Paróquia São Pedro em Pedro Afonso, o Encontro de Canto Litúrgico Pastoral Com Formação Litúrgica para grupos de musicas, animadores de comunidade e liturgia da Diocese de Miracema do Tocantins. O encontro foi ministrado pela Irmã Custódia Maria Cardoso, Professora de Música e Liturgia, Maestrina e membro da Equipe Nacional dos Músicos da CNBB.

Irmã Custódia Maria, explicou aos participantes que cantar é um dom, mas também uma herança genética. Lembrou que os cantores da liturgia devem cantar em nome do Senhor e promover a aproximação das pessoas com Deus e o diálogo entre Deus e o seu povo, é Ele que toma a iniciativa e a assembleia responde com cânticos e orações. Afirmou que os animadores e cantores devem gastar mais tempo para organizar e ensaiar a liturgia. Lembrou ainda, que cada tempo litúrgico tem seus cantos apropriados e para que a liturgia ganhe mais sentido é necessário que os cantos estejam de acordo com o mistério celebrado.

Padre Adahilton Lima, pároco da paróquia São Pedro, acolheu os participantes com alegria e afirmou que para a paróquia e diocese é um momento singular, e celebrar bem é ficar mais próximo de Deus. O Bispo diocesano Dom Philip Dickmans, esteve presente no encontro e disse esta muito contente e agradecido, pois o povo continua demonstrando sinais de que querem fazer o bem.

No Domingo foi celebrada a Santa Missa, presidida pelo Bispo diocesano e concelebrada padres presentes com a participação dos animadores que demonstraram alegria e gratidão pela oportunidade em participar da formação litúrgica e ter mais consciência do valor de celebrar e se dedicar mais a liturgia.

A todos que participaram e a Irmã Custódia, nosso hino de louvor e gratidão por esta oportunidade de troca de experiências e aprendizado.

Irmã Valdilene Neves da Cruz CSAC