13/08/2014

Nove homens da Diocese de Miracema foram admitidos no último dia 10 na Chacára São Luiz, em Fortaleza do Tabocão, ao Ministério Sagrado do Leitorato.Os mesmo são alunos da Escola Diaconal São Lourenço em Palmas desde o ano de 2010, e estão frequentando o 5º ano da mesma.

O Ministério do Leitorato diz respeito, acima de tudo, ao amor à Palavra de Deus. Não basta conhecê-la, é preciso se deixar plasmar por ela e anunciá-la com paixão. Os que recebem da Igreja o ministério do Leitorato, recebem também dela a confiança e o dom para a proclamação da Palavra de Deus na assembleia litúrgica, na catequese para os sacramentos e na preparação de outras pessoas que exercerão ministérios na Sagrada Eucaristia.

O Diaconato Permanente pode ser exercido por homens casados ou não e se destina ao serviço da Palavra, da Liturgia e da Caridade. Sua origem data dos primeiríssimos tempos da Igreja, descrita nos Atos dos Apóstolos, capítulo 6, quando os Apóstolos, necessitando de auxiliares para o serviço da caridade, impuseram as mãos a sete homens escolhidos do meio dos discípulos, entre os quais Estevão, o primeiro mártir do cristianismo.

O Diaconato é o primeiro grau do Sacramento da Ordem e é recebido transitoriamente pelos candidatos ao Presbiterado (Padres), que devem ser celibatários. O Diaconato Permanente pode ser exercido por homens casados, normalmente com idade entre 35 e 60 anos, com vida inserida na comunidade paroquial a que pertence e que se submete a um período de formação específica em Teologia, noções de psicologia, Antigo e Novo Testamentos, história da igreja, direito canônico e outras disciplinas, além de um período de experiência pastoral.

Aqueles que são chamados ao diaconado, irão realizar um trabalho pastoral sob a orientação do pároco local. Alguns vão realizar uma experiência missionária, com visitas às casas, visando conhecer os paroquianos, com especial atenção para aqueles que se dizem católicos, mas estão afastados da vida da comunidade, a fim de convidá-los a retornarem à Casa do Pai.

Outros vão promover encontros, nas casas de paroquianos, para ler e refletir o evangelho do dia, ou simplesmente rezarão o terço, procurando sempre, mostrar o sentido de ser Igreja, de participar da vida paroquial.

A celebração foi realizado por Dom Philip Dickmans, bispo diocesano e contou com a presença das esposas dos candidatos.

PASCOM - Diocese de Miracema do Tocantins