28/01/2020

- Ir. Valdilene Neves da Cruz CSAC

Aconteceu nos dias 24 a 26 de janeiro de 2020, no Centro de Treinamento de Lideres Dom Jaime Colins, em Miracema do Tocantins, a formação sobra a campanha da Fraternidade 2020. Santa Dulce dos Pobres é a grande inspiração da Campanha da Fraternidade, que tem como tema: Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso e o Lema "Viu, sentiu compaixão e cuidou dele" (Lc 10,33-34). Sacerdotes, diáconos, religiosos, leigos e leigas foram convidados a refletir sobre o significado mais profundo da vida em suas diversas dimensões: pessoal, comunitária, social e ecológica. A campanha busca conscientizar, à luz da palavra de Deus, para o sentido da vida como dom e compromisso na busca de relações de mútuo cuidado desde a família até a sociedade e o planeta.

Frei Dotto, assessor das Pastorais Sociais da CNBB, que assessorou o encontro, falou da importância de estar ao lado dos mais necessitados e doar o que temos de melhor. “Aprender a agir como o bom Samaritano, às vezes exige um novo aprendizado, empregar os nossos melhores recursos, humanos, materiais e espirituais para aqueles que se encontram desfigurados pela dor que possam reencontrar o sentido da vida e sua dignidade. Devemos agir a partir da fé, temos de ter nossa identidade, não somos associação, somos igreja, temos que ser uma igreja próxima, cuidar antes de si para cuidar dos outros”. Para Doutora Cristina, advogada e leiga que trabalha em Brasília e também ajudou a assessorar o encontro, o tema da CF 2020 exige um olhar de afeto e compaixão. “Agora é hora de fazer, mas fazer o que? Em cada realidade que você se encontra, começando dentro de casa. O outro não é o que é por acaso, não tem como falar em compaixão sem afeto, e o perdão é um ato de compaixão, Enquanto não estamos bem, olhamos para fora, ou seja, condenamos sempre os outros”

No dia 25 à tarde foi feita a despedida do Secretário do Bispado Flávio Mendes Ribeiro, que marcou presença e agradeceu a todos pela convivência e troca de experiências. Dom Philip Dickmans e Padre João Barbosa, dirigiram palavras de gratidão ao Flávio que estará em uma nova missão na capital Palmas.

No domingo de manhã, o encontro foi assessorado pela Professora Fátima, da cidade de Guaraí, que ajudou os participantes como dinamizar o planejamento nas paróquias, comunidades e na diocese, segundo ela planejar é um processo que exige tempo e dedicação. “Planejamento é a construção de um caminho, de um rumo, de uma direção. Exige tempo esforço e dedicação de construção é um processo. Ele nos faz viver em unidade e quando visitarmos as paroquias de nossa diocese vamos ver direcionamentos em conformidade com as diretrizes diocesana e não cada um seguindo suas opiniões. Há um referencial a ser seguido”.

Durante o encontro, Padre João Neto, Reitor do Seminário Divino Espírito Santo, apresentou o novo Plano Diocesano de Pastoral e destacou que o mesmo está em consonância com as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2019 – 2023), sustentada por quatro pilares: Palavra – iniciação a vida cristã e animação bíblica, Pão – liturgia e espiritualidade, Caridade – serviço à vida plena e Ação Missionária – estado permanente de missão. Em breve o Plano Diocesano será entregue a todas as paróquias e comunidades. Dom Philip Dickmans, apresentou o calendário diocesano das diversas atividades e formações que acontecerão em 2020 e agradeceu a presença dos participantes e assessores que ajudaram a dinamizar o tema da Campanha da Fraternidade.  Ao meio dia  encerou-se o encontro com a partilha do almoço.

“Se fosse preciso, começaria tudo outra vez do mesmo jeito, andando pelo mesmo caminho de dificuldades, pois a fé que nunca me abandona, me daria forças para ir sempre em frente” (Santa Dulce dos Pobres)

Santa Dulce dos Pobres! Rogai por Nós!

Ir. Valdilene Neves da Cruz CSAC