01/02/2021

- Irmã Valdilene Neves da Cruz CSAC

A primeira formação da Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) de 2021, promovida pela Diocese de Miracema do Tocantins, aconteceu na sexta e sábado (29 e 30) de janeiro, no Centro de Treinamento de Líderes na cidade de Miracema do Tocantins. Com o tema “Fraternidade e Diálogo: Compromisso de amor” e o lema “CRISTO É NOSSA PAZ: Do que era dividido fez uma unidade” (Ef 2.14a), o encontro contou com a presença de padres, diáconos, irmãs, seminaristas e lideranças de pastorais, serviços e movimentos das paróquias, áreas missionárias e comunidades.

O assessor Frei Olávio Dotto, da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Social Transformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Falou da importância da Campanha da Fraternidade Ecumênica do Brasil já na sua 5ª edição, que representa o sonho das Igrejas Cristãs no que se refere ao trabalho em comum, bem como a missão evangelizadora. Ainda Segundo o Assessor a “Campanha da Fraternidade Ecumênica é um sinal de esperança para a sociedade, num contexto de tantas desesperanças, pensar em projetos amplos comuns que vão além do Credo de Tanta Igrejas, porém o grande desafio é partir de um sonho, que se torna realidade, diante de um contexto de guerras, crises e intolerâncias.” Ressaltou que não é possível haver paz mundial sem a paz entre as religiões e que não há paz entre religiões sem diálogo, portanto a CFE 2021, “com seu objetivo geral, convida as comunidades de fé e pessoas de boa vontade a pensarem, avaliarem e identificarem caminhos para superar as polarizações e violências através do diálogo amoroso, testemunhando a unidade na diversidade”

No sábado à tarde, Frei Dotto falou da Semana Social Brasileira, que é uma ideia da CNBB, inspirada na experiência da Igreja Católica da França. A igreja celebrará em 2021 a 6ª Semana Social Brasileira que tem como tema: “Mutirão pela vida, terra, teto, e trabalho”. A grande motivação para a realização da Semana Social Brasileira são as articulações da Igreja na buscas de soluções para desafios sociais; o chamado do Papa Francisco “Igreja em Saída”; forte manipulação das informações da grande mídia e redes sociais e a democracia brasileira fortemente amaçada.

As 16 horas, encerrou-se o encontro com apresentação do Calendário diocesano e fala de agradecimento de Dom Philip Dickmans, pela assessoria de Frei Dotto e participação dos que se dispuseram a marcar presença no encontro, bem como dos seminaristas e equipe que coordenaram todo o trabalho. Os seminaristas da diocese, conduziram a oração final e após a benção de enviou, encerrou-se o encontro com o lanche.

Irmã Valdilene Neves da Cruz CSAC