02/10/2018

De 22 de setembro a 01 de outubro, a Paróquia  Catedral Santa Teresinha do Menino Jesus, na cidade de Miracema do Tocantins, esteve em festa, celebrando as graças e bênçãos concedidas aos fiéis devotos pela intercessão de sua padroeira e da Diocese de Miracema, Santa Teresinha do Menino Jesus. Com o tema: “No coração da Igreja eu serei o amor”, sob o Lema: “Queremos ser sal da terra e luz do mundo”, a comunidade participou ativamente da novena, que contou com a presença dos padres, diáconos e leigos da nossa diocese e de outras dioceses do Regional Norte 03.

A tradicional festa em Louvor à Santa Teresinha do Menino Jesus, contou com uma intensa programação religiosa, bem como social, em que os fiéis devotos puderam participar durante os nove dias de momentos de oração do terço, santa missa, orações e novena das rosas, batizados e noite social com comidas típicas, leilões, concurso das rainhas, bingos e o tradicional churrascão.

No dia 1º de outubro, data dedicada à Santa das Rosas, a comunidade participou da solene procissão pelas ruas de Miracema, agradecendo as bênçãos concedidas pela intercessão de Santa Teresinha. Após a procissão, foi celebrada a santa missa, presidida pelo Bispo diocesano, Dom Philip Dickmans e concelebrada pelo Padre Franker vigário paroquial. No final da celebração houve a benção e distribuição das rosas e agradecimentos pela dedicação dos festeiros do ano e dos grupos e pastorais da paróquia que se empenharam e dedicaram incansavelmente durante o novenário.

Que Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, interceda pela igreja de Miracema e pelos seus fiéis devotos.

Santa Teresinha do Menino Jesus! Rogai por nós!

SIGNIFICADOS E SÍMBOLOS  DA SANTA DAS ROSAS

O crucifixo de Santa Teresinha

Na imagem de Santa Teresinha o crucifixo representa o seu sofrimento e o amor que ela tinha pela Paixão de Cristo. Santa Teresinha gostava de jogar flores no crucifixo do jardim do Carmelo. Viveu apenas 24 anos e tinha a saúde debilitada. Sofreu muito durante quase três anos por causa da tuberculose, doença incurável na época, e ofereceu todo seu sofrimento pela conversão dos pecadores. Ela disse: “Eu nunca teria acreditado que fosse possível sofrer tanto! Nunca! Nunca! Não posso explicar isto, exceto pelos desejos ardentes que eu tive de salvar almas”.

As rosas de Santa Teresinha

As rosas na imagem de Santa Teresinha simbolizam uma promessa que ela fez antes de morrer. Aos 24 anos de idade, em 30 de setembro de 1897, Santa Teresinha disse às irmãs: “Farei cair uma chuva de rosas sobre o mundo!” As rosas simbolizam a intercessão de santa Terezinha por todos aqueles que a pedem em oração.

O véu de Santa Teresinha

O véu preto de Santa Teresinha representa seus votos perpétuos de pobreza, obediência e castidade, na Ordem Carmelita. Representa seu casamento com Cristo e sua entrega total a ele. Nesse entrega, Santa Terezinha sentiu o ardente desejo de dedicar sua vida e suas orações na intenção de todos os missionários. Por isso, sem nunca ter saído do convento, ela se tornou a padroeira dos missionários e das missões.

O hábito de Santa Teresinha

Na imagem de Santa Teresinha, o hábito marrom simboliza a pobreza dos carmelitas e a fé inabalável em Jesus Cristo. Representa, também, a morte espiritual da pessoa para as coisas deste mundo, querendo apenas os bens celestiais, o que Santa Terezinha viveu de maneira exemplar.

Ir. Valdilene Neves da Cruz CSAC