04/12/2020

- Irmã Valdilene Neves da Cruz CSAC

No dia 27 de novembro de 2020, a Equipe da Cáritas do Regional Norte 03 se reuniu com membros da equipe da Cáritas Diocesana de Miracema, na sede da Cáritas em Miracema do Tocantins, para avaliar as ações de 2020 e prever novas ações para 2021. Participaram do encontro além de agentes voluntários da Cáritas de Miracema do Tocantins, o Bispo Diocesano Dom Philip Dickmans, presidente da Cáritas de Miracema, o Vice-Presidente Padre Edson Marques, Diácono Amilson e Istélia Folha da equipe de Articulação da Cáritas do Regional Norte 3, Antônio Guedes Diretor Executivo da Cáritas de Miracema, Márcia Sola Articuladora, Irmã Valdilene voluntária e secretária, Luana, Fernanda, Márcio e Angela membros voluntários.

Após breve momento de oração e fala de Dom Philip Dickmans, Márcia Sola, Articuladora da Cáritas de Miracema falou das ações realizadas enquanto Cáritas na Diocese e dos desafios enfrentados devido à pandemia do coronavírus, porém foram necessárias novas adaptações e ações criativas emergenciais para ajudar famílias mais vulneráveis. Dentre as várias ações destacou-se a capacitação da diretoria referente a Campanha da Fraternidade 2020, minicurso de reflorestamento, bem como recuperação de nascentes, com o avanço da pandemia do coronavírus, confeccionou-se máscaras de tecidos que foram distribuídas juntamente com cestas básicas para famílias de baixa renda em diversas paróquias da diocese, com o projeto da horta comunitária, foi feito formação e incentivo de fortalecimento das hortas comunitárias com a distribuição de diversos materiais para os municípios de Miracema, Itaporã e Campos Lindos, fortalecimento das casas de sementes e outros.

Diácono Amilson falou do crescimento da Cáritas na Diocese de Miracema e em todo o Regional Norte 3. Entregou a cada participante o documento “Marco Referencial da Cáritas” destacando a necessidade do planejamento, levando em consideração o referido documento. Lembrou ainda da importância de despertar nas pessoas a consciência e espiritualidade ecológica. Istélia Folha, em sua fala ressaltou que a Cáritas brasileira cresceu muito nos últimos tempos, portanto deve-se avançar mais nas campanhas e planejar bem para as ações futuras. A partir da pergunta: “Mesmo com a pandemia, quais ações necessitamos fazer? Os participantes perceberam que são muitas as necessidade, porém no contexto e realidade da Diocese de Miracema, destacou-se o envolvimento maior da juventude, implantar  a Cáritas nas paróquias que ainda não tem, pensar nas necessidades dos menos favorecidos, fortalecer as ações existentes e criar outras possíveis, colaborar com o Natal solidário, empoderar mais pessoas voluntárias e parceiras.

A Cáritas Diocesana e do Regional conta com a parceria do Projeto “Caminho das águas”, REPAM – Rede Eclesial Pam Amazônica, Fundação Banco do Brasil, SETAS, Pontifícias Obras Missionárias, Mesa Brasil, Entidade Frei Inácio, Parlamentares e membros voluntários.

Irmã Valdilene Neves da Cruz CSAC