28/01/2017

Nos dias 27 e 28 de janeiro, aconteceu o Encontro Diocesano de Formação da Campanha da Fraternidade 2017, em Miracema do Tocantins no Centro de Treinamento de Líderes. O evento contou com a presença de Padres, Religiosos e Leigos vindos das diversas paróquias e comunidades pertencentes a nossa diocese. A formação foi conduzida pelo Padre Nelito e Magda, ambos de Minas Gerais.

Na noite do primeiro dia de formação os assuntos tratados foram referentes ao calendário diocesano, bem como Santas Missões Populares. Dom Philip afirmou que o ano de dois mil e dezessete é o ano das Santas Missões em nossa diocese, portanto será apresentado um logo das Santas Missões que marcará todo o projeto. Segundo Dom Philip duas palavras são importantes: conversão e encantamento. Conversão significa mudança, encantamento abrir o coração e sentir a alegria de ser missionário. A missão vai depender muito de nós, nossa conversão começa agora.

No segundo dia de formação o tema de estudo foi referente a Campanha da Fraternidade  promovida pela Igreja no Brasil, que pelo segundo ano consecutivo, traz o tema ligado à questão ecológica. Depois da tentativa de conscientização sobre o direito ao saneamento básico, em 2016, este ano o tema escolhido é “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2.15).

Segundo Padre Nelito assumir a causa do planeta é ir para o martírio e cruz. Por isso o Papa Francisco na Encíclica “Laudato Si”, convida pela primeira vez a uma conversão ecológica, pois mais um pecado herdamos: desrespeito e destruição da criação. Em sua fala Magda lembrou que Jesus Cristo é de todos, portanto o planeta é para todos e mais do que nunca devemos entender o que a Igreja Católica diz e propõe.

Padre Nelito concluiu o momento de formação dizendo: “devemos herdar três princípios dos povos tradicionais: Autonomia tecnológica, partilha do sabere não delegar poder aos outros.” O encontro encerrou-se na nova sede da Cúria com a inauguração e benção do local.