27/01/2019
A Diocese de Miracema do Tocantins promoveu o encontro diocesano da Campanha da Fraternidade 2019, nos dias 25 e 26 de janeiro, no Centro de Treinamento de Líderes em Miracema do Tocantins. O evento teve como objetivo principal aprofundar os conteúdos da CF 2019, que tem como lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça (Is 1, 27)” e tema “Fraternidade e Políticas Públicas”.
Os representantes vindos das paróquias e comunidades da Diocese de Miracema, refletiram as diversas realidades das políticas públicas nos locais onde atuam, bem como discutiram formas e meios de participar melhor e buscar soluções para os problemas, tornando-se construtores de uma democracia à Luz do Evangelho e da Doutrina Social da Igreja.
Na sexta, Frei Olavo Dotto, assessor das Pastorais Sociais da CNBB, fez uma retrospectiva das cinquenta e quatro campanhas lançadas pela igreja ao longo dos anos e falou da importância de situar-se nos temas lançados a cada ano e fazer novos propósitos. Apresentou também os diversos projetos realizados por meio do fundo da coleta da Campanha da Fraternidade feita na quaresma. Além disso, mostrou a grande quantidade de obras sociais e trabalhos voluntários que a igreja católica realiza no Brasil e no mundo.
No sábado, a assistente social Rosane Brochier de Vale Verde, Rio Grande do Sul, iniciou os trabalhos com duas perguntas referentes ao tema: O que é política? Qual a diferença entre política pública e social? Após momentos de colocações dos participantes, completou que a política significa relacionamento entre as pessoas com a possibilidade de se chegar a um consenso e ou objetivo comum. Política pública diz respeito a ação ou intervenção do Estado, demarcada por um momento histórico, visando atender demandas e/ou necessidades prioritárias da sociedade brasileira. As políticas sociais têm suas especificidades conforme o artigo 6º da Constituição Federal de 1988. Artigo 6º: são direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância. Em suas colocações, Rosane também apresentou e falou sobre os conselhos de direitos e conselhos gestores de políticas sociais.
Durante o encontro houve trabalhos em grupos e partilha referente às politicas públicas que necessitam de um olhar com mais atenção. Os participantes apresentaram propostas que poderão ser concretizadas nas diversas realidades onde vivem.
No final do encontro, Dom Philip Dickmans, apresentou o calendário diocesano das diversas atividades e formações que acontecerão em 2019 e agradeceu a presença dos participantes e assessores que ajudaram a dinamizar o tema da Campanha da Fraternidade.
Ir. Valdilene Neves da Cruz CSAC