01/06/2012

- Ir. Andrea S. Bittencourt

No dia 25 de maio, as secretárias das paróquias estiveram reunidas em Miracema do Tocantins, no Centro de Treinamento de Lideranças – CTL. Houve uma significativa participação das/dos secretárias/os das paróquias, algumas auxiliares de secretarias e sacerdotes. Foi um dia intenso de informações relacionadas a missão da secretária, bem como, orientações contábeis e canônicas.

O encontro buscou retomar as atribuições da secretária: Responsabilizar-se pelo funcionamento da secretaria; Zelar pela guarda e sigilo dos documentos; agir como facilitadora das relações interpessoais; Recepcionar, preparar, redigir e expedir a correspondência; Organizar a agenda do pároco e da paróquia e outros.

Na oportunidade, reforçou-se a importância da organização dos arquivos e também a orientação e encaminhamento dos sacramentos no que compete a secretária. Esteve presente com o grupo o Bispo Diocesano, Dom Philip Dickmans, que salientou a importância da missão da secretária na vida e evangelização da paróquia. Agradeceu o trabalho que cada uma desenvolve.

O Contador Moises Costa da Silva também aproveitou o momento dar orientação na linha da prestação de conta, dos documentos de funcionários e outras dúvidas do grupo.

Na avaliação do encontro o grupo salientou a importância do mesmo; destacou-se a possibilidade de conhecer as demais secretárias; a necessidade de ter mais encontros e com a presença do sacerdote junto.

Tags: secretárias