29/04/2019

- Ir. Valdilene Neves da Cruz CSAC

Aconteceu nos dias 27 e 28 de abril de 2019, na Paróquia São Sebastião, em Colinas do Tocantins, o I Congresso Bíblico-Catequético da Diocese de Miracema do Tocantins, com o tema: “Iniciação a vida Cristã: Catequese é Missão” e Lema: Ide e fazei discípulos entre todas as nações Mt. 28,19. O evento reuniu cerca de 300 catequistas das paróquias da Diocese de Miracema do Tocantins e das outras Dioceses do Regional Norte 03.

A abertura oficial do Congresso, aconteceu às 8 horas da manhã do dia 27 e logo após, Dom Wellington Queiroz, da Prelazia de Cristalândia e Bispo referencial da Catequese do Regional Norte 03, falou da importância do chamado. Segundo ele, ser catequista é um chamado, portanto, algo sério, não se improvisa, se Deus chama, devemos ser pessoas responsáveis. Catequese é anunciar Jesus o Salvador com a vida, o testemunho. Destacou também a importância de estudar, se preparar e participar dos encontros de formação que são oferecidos. Após fala de Dom Queiroz, houve um momento orante e celebrativo feito pelos catequistas da Região Pastoral São Marcos. Ainda na manhã do sábado, as catequistas Olivia, Miriam e Heloiza de Guaraí, apresentaram a memória da caminhada da catequese na Diocese de Miracema, desde seu inicio até os dias atuais.  Padre Antonio Marcos Depizzoli, Assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a animação Bíblico-Catequética da CNBB, expos a temática: “Iniciação a Vida Cristã – Catequese é Missão”. Em sua fala lembrou da importância de uma Catequese Mistagógica que ajuda as pessoas a entrar no mistério, e catequese Querigmática que exprime o amor salvífico de Deus.

O principal objetivo do Congresso Catequético foi refletir sobre temas com atualidades para a catequese. Dez temas foram escolhidos para as oficinas (Catequese e Liturgia, Leitura Orante, Comunicação e Catequese, Catequese Inclusiva, Bibliodrama, Catequese e Casa Comum, Catequese na Zona Rural e Periferias, Catequese para Adultos, Coordenadores e suas Atribuições, IAM – Infância e Adolescência Missionária), e na tarde do dia 27, os catequistas participaram das oficinas assessoradas por Bispos, Padres, Diáconos, Irmãs e Leigos que contribuíram e proporcionaram diversos conhecimentos e experiências concretas.

Na manhã do dia 28, Irmã Vanderlane de Araújo, da Congregação das Irmãs Paulinas, expos o tema: “Itinerário Catequético - Catequizando em Família”. Ressaltou que é necessário deixar-se encantar pelo caminho que nos leva, devagarzinho, a fonte. A catequese não é uma sucessão de encontros, mas um processo de imersão num modo de viver de tal maneira, que a pessoa comece a perceber que a vida cristã não se resume a um ‘saber’ verdades da fé, mas é, sobretudo, um modo de ‘ser’ que caracteriza todos os aspectos e dimensões da vida de um batizado.

O Congresso encerrou ao meio dia do domingo, com a missa de envio presidida por Dom Philip Dickmans, que abençoou a vela entregue aos coordenadores da catequese paroquial e agradeceu a todos que se empenharam para a realização do encontro, de modo especial, a equipe central de preparação e Monsenhor Martin Keveny que não mediu esforços para acolher a todos.

Irmã Valdilene Neves da Cruz CSAC