02/02/2018

- Ir. Valdilene Neves da Cruz CSAC

DIOCESE DE MIRACEMA DO TOCANTINS PROMOVEU ENCONTRO PARA SECRETÁRIOS E SECRETÁRIAS PAROQUIAIS

Nos dias 01 e 02 de fevereiro de 2018, no Centro de Treinamento de Líderes em Miracema do Tocantins, aconteceu o Encontro Diocesano para Secretários e Secretárias Paroquias da Diocese de Miracema do Tocantins. O encontro iniciou com a oração e acolhida aos participantes pelo Bispo Dom Philip Dickmans. Para ele, é um momento oportuno para tirar dúvidas referentes ao uso do sistema Thèos nas secretarias paroquiais, atualização e aperfeiçoamento referente a contabilidade paroquial.

Wellington membro da equipe de treinamento da Thèos apresentou o sistema com a versão sete e as mudanças e acréscimos. Segundo Wellington, para facilitar os trabalhos na secretaria paroquial, o atual sistema foi dividido em duas partes, a primeira diz respeito ao Sistema de Gestão Canônico Paroquial - SGCP pastoral, onde se faz o cadastro dos fieis, catequese, sacramentos, dízimo, formações, cursos e outros, a segunda parte do SGCP, ficou definida para dados contábeis e prestações de contas. No dia seguinte, Irmã Valdilene esclareceu dúvidas referentes a Chancelaria da Cúria Diocesana e apresentou as novas ferramentas e conteúdos do site da Diocese de Miracema do Tocantins, e Flávio falou da importância de manter atualizadas as procurações, bem como expedir novas nos locais onde os padres foram transferidos.

Celio e Maria da Conceição da Sercon Contabilidade, abordou assuntos referentes às leis trabalhistas e contabilidade, bem como esclarecimentos de dúvidas.  Durante o encontro contamos com a assessoria de Maria de Fátima de Guaraí que trabalhou assuntos referentes ao perfil do secretário e suas atribuições.  Contamos também com a participação dos padres Raimundo, Edson e Frei Paulo que contribuíram com seus conhecimentos e espiritualidade, e visita dos padres Zezinho, Cleonizaldo e Arli.

E por fim, Dom Philip Dickmans falou da importância de todos estarem em constante formação, para que a Diocese possa caminhar segundo as diretrizes da Igreja e para o bem do povo de Deus.