03/02/2020

- Ir. Valdilene Neves da Cruz CSAC. Imagens: Padre Raimundo e Irmã Valdilene

Aconteceu no Centro de Treinamento de Lideres Dom Jaime Colins, em Miracema do Tocantins, a formação do primeiro módulo da Escola de Catequese que teve início no dia 31 de janeiro de 2020.  À tarde houve a acolhida dos catequistas das diversas paróquias, comunidades e áreas missionárias da diocese. Logo após o jantar, iniciou-se o encontro com a espiritualidade conduzida pela paróquia São Geraldo Magela, acolhida e boas vindas da coordenadora diocesana de catequese Cícera Aparecida Lopes.

Dom Philip Dickmans ao fazer uso da palavra, lembrou do primeiro Congresso Bíblico Catequético, que aconteceu no ano de 2019 em Colinas, na Paróquia São Sebastião. Recordou que uma das propostas do congresso é dar continuidade a formação permanente e que cada catequista é um mestre que dá testemunho da Palavra viva que é o Senhor Jesus. Apresentou a assessora da escola Catequética, Irmã Maria Vanderlane de Araújo, da Congregação das Irmãs Paulinas, que mora em Brasília, é Teóloga e Especialista em catequese pela Unisal de São Paulo. Ainda no primeiro dia, a assessora Irmã Maria Vanderlane, apresentou o conteúdo programático e afirmou que o objetivo da escola catequética é qualificar, atualizar e animar educadores de fé para a missão catequética nas comunidades através do aprofundamento teórico-prático. A Escola terá duração de dois anos por meio de oito encontros.

No dia 1º de fevereiro, a escola iniciou com momento espiritual conduzido pela paróquia Santo Antônio, após o café deu-se continuidade com os trabalhos formativos em que a assessora, Irmã Vanderlane falou que a “Catequese da Diocese de Miracema deve ter um rosto consciente, sólida e preocupada com a formação de discípulos missionários. O cristão deve ter uma proposta, portanto devemos ter clareza daquilo que anunciamos, e o grande desafio é formar comunidade, pois não existe fé sem formar comunidade”. Lembrou ainda da contribuição do Papa Paulo VI e Francisco, que evangelizar é, em primeiro lugar, dar testemunho, de maneira simples e direta, de Deus revelado por Jesus Cristo, no Espírito Santo”. Paulo VI.  “É viver a fé, é falar da fé com docilidade, com amor, com alegria, sem vontade de convencer ninguém, mas gratuitamente. É dar de graça aquilo que Deus nos deu gratuitamente: isto é evangelizar” Papa Francisco. A assessora ainda refletiu com o grupo a questão: O que é catequese?  Concluiu-se que não existe uma única definição; “é um aprendizado de toda a vida cristã, “uma iniciação cristã integral”, que favorece um autêntico seguimento de Cristo, centrado em sua pessoa. Trata-se, com efeito, de educar para o conhecimento e para a vida de fé, de tal modo que todo o homem, nas suas experiências mais profundas, se sinta fecundado pela Palavra de Deus” (DGC n. 67). “A catequese está a serviço do processo da ação evangelização da Igreja, mostrando uma grande paixão pelo anúncio do Evangelho. A função da catequese é conduzir até a maturidade da fé todos aqueles que se sentiram atraído pelo Evangelho através do Querigma ou que precisam completar a sua iniciação à vida cristã. A catequese, portanto, é uma tarefa necessária e primordial dentro da missão evangelizadora da Igreja. Sem ela a atividade pastoral da comunidade cristã não teria raízes e seria superficial e fragmentada. Daí a urgência de uma catequese que conduza num verdadeiro processo de iniciação à vida Cristã”.

   À tarde houve trabalho e partilha em grupo e a Santa Missa preparada pelos seminaristas da Diocese e presidida pelo Coordenador Diocesano de Pastoral, Padre José Orlando pessoa. À noite os participantes puderam assistir o filme “O Quarto Sábio”, refletir e partilhar na ótica do mesmo as seguintes questões: Em que consiste a fé cristã? Quais ensinamentos o filme traz para nossa ação catequética? Sou testemunha de fé cristã para os catequizandos e comunidade? A catequese está sendo, de fato, uma educação da fé cristã ou doutrinação? Qual a meta da catequese e os meios para se chegar?

Na manhã do domingo os catequistas participaram da Santa Missa, Presidida pelo Padre Raimundo Araújo Silva, Pároco da Paróquia São José. Após o café, deu se continuidade ao conteúdo proposto e às 11 horas e trinta minutos, após agradecimentos, encerrou-se o encontro com a oração de envio, conduzida pela Paróquia São Pedro de Pedro Afonso.

Irmã Valdilene Neves da Cruz CSAC