19/03/2021

- Ir. Valdilene Neves da Cruz CSAC

No dia 19 de março, dia em que a Igreja celebra São José, Patrono da Igreja Católica, das famílias e trabalhadores, a Diocese de Miracema alegrou-se com a ordenação diaconal do Acólito Yago Correia Ribeiro Ferreira. A celebração eucarística presidida pelo bispo diocesano Dom Philip Dickmans, aconteceu na Catedral Santa Terezinha do Menino Jesus, em Miracema do Tocantins.

Devido a pandemia do coronavírus, a participação dos fiéis na celebração foi restrita e seguiu todos os protocolos recomendados pelo Ministério da Saúde, contou com a presença de alguns membros da família do Yago, diáconos, consagradas, fiéis leigos, além de representantes do clero da diocese. Muitos amigos e fiéis da Diocese de Miracema e de outras dioceses, puderam acompanhar a missa de ordenação pelo canal do youtube da Catedral Santa Terezinha.

Antes do rito de ordenação algumas testemunhas destacam as virtudes e qualidades do Acólito Yago, principalmente a humildade, simplicidade,  zelo pelas coisas de Deus, a reza do Santo Terço, dedicação a catequese da igreja e disposição em ajudar os idosos e crianças.

Em sua homilia, Dom Philip Dickmans destacou que São José foi um homem cheio de fé, de coração aberto e  soube ouvir a voz de Deus,  depois de Jesus e Maria, São José é o modelo mais perfeito de santidade. Lembrou que assim como São José,  o diácono deve cuidar  e zelar pelas coisas de Deus, principalmente do altar, ser aliança, prestar serviço com humildade e devoção.

No dia de São José, o Patrono da Igreja Católica e celebrando o “Ano de São José”, instituído pelo Papa Francisco, o Bispo diocesano Dom Philip Dickmans, abriu a “Porta de São José”, na Catedral Santa Terezinha, onde os fiéis poderão ganhar indulgência plenária através de orações e gestos concretos.

Ao final da celebração, o neo-diácono foi homenageado e  recebeu da Comunidade Santa Terezinha, a imagem de São José e flores para acrescentar em seu oratório. Yago agradeceu a presença de todos, principalmente em sua caminhada vocacional e formativa, lembrou que nos momentos de desafios, pode recorrer a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que é muito lembrada em toda a diocese.

Breve biografia do neo-diácono - Yago Correia Ribeiro Ferreira, nasceu em Miracema do Tocantins – TO, mas foi registrado e criado em Miranorte – TO, filho de Mário Ferreira Neto e Alzirene Correia Ribeiro.  Morou em Palmas - TO até seus 9 anos de idade, quando retornou para Miranorte - TO passando a residir com suas avós maternos Manoel Pinto Ribeiro (in memoriam)  e Laura Correia Ribeiro que  ajudaram em sua criação e educação.

Toda sua caminhada na Igreja foi acompanhada por sua avó Laura, pois, desde de criança foi incentivado e educado no caminho da fé. Ela lhe ensinou a rezar o terço, levou-o para as missas na Paróquia Santo Antônio e em sua companhia participava do grupo de círculo Bíblico Cristo Rei.

Conforme foi crescendo, Yago passou a participar mais ativamente da Igreja, ajudando na pastoral catequética como catequista e colaborando com aquilo que era possível em sua paróquia de origem.

Em 2013 ingressou no seminário Propedêutico Santa Teresinha do Menino Jesus em Miracema do Tocantins – TO e em 2014 ingressou no Seminário Interdiocesano do Divino Espírito Santo em Palmas – TO, onde fez toda a sua formação filosófica e teológica.

Durante o período de formação realizou trabalhos pastorais nas seguintes paróquias: Paróquia Catedral Santa Teresinha do Menino Jesus em Miracema do Tocantins – TO, Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Miracema do Tocantins – TO, Paróquia São Geraldo em Fortaleza do Tabocão – TO e nesta paróquia catedral foram 5 anos de pastoral, sendo que contribuía com a pastoral Vocacional e dentre outros serviços missionários na diocese de Miracema do Tocantins.

A missão do Diácono é ajudar o Bispo e seu presbitério no serviço da Palavra, do altar, e da Caridade. Como ministro do altar, proclama o Evangelho, prepara o sacrifício e reparte entre os fiéis o corpo e Sangue do Senhor. Também pode presidir às orações, administrar o batismo, assistir e abençoar os matrimônios, levar o viático aos agonizantes e oficiar as exéquias. Ainda, exerce o serviço da caridade em nome do Bispo ou do pároco.

ANO DE SÃO JOSÉ E INDULGÊNCIA PLENÁRIA

No  “Ano de São José”, para se ganhar a indulgência plenária, para si e para as almas, deve-se fazer:

1. Meditar durante ao menos 30 minutos sobre a oração do Pai-Nosso ou fazer um dia de recolhimento espiritual em que haja ao menos uma meditação sobre São José;

2. Realizar qualquer obra de misericórdia;

3. Oferecer o trabalho à proteção de São José;

4. Rezar a Ladainha de São José;

5. Fazer oração aprovada pela Igreja a São José, especialmente nos dias 19 de março, 1º de maio, Festa da Sagrada Família, Domingos de São José, no dia 19 de cada mês e em cada quarta-feira do ano;

6. No caso dos enfermos e anciãos, rezar a São José pelos doentes e agonizantes, oferecendo os próprios sofrimentos a Deus.

ORAÇÃO

Salve, guardião do Redentor e esposo da Virgem Maria!

A vós, Deus confiou o seu Filho; em vós, Maria depositou a sua confiança; convosco, Cristo tornou-Se homem.

Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai também para nós e guiai-nos no caminho da vida.
Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem, e defendei-nos de todo o mal. Amém.

Irmã Valdilene Neves da Cruz CSAC