12/12/2016

- Ir Valdilene

Com os Lemas: “Uma Igreja Jubilar a Serviço da Vida e “Uma Igreja em Estado Permanente de Missão”, nossa diocese celebrou seu Jubileu de Ouro com uma vasta programação. A igreja celebra jubileus para lembrar, cotidianamente, que Deus caminha com seu povo e com sua igreja todos os dias.

O ano jubilar foi uma oportunidade indispensável para olharmos para trás e constatarmos que Deus sempre esteve à frente da nossa diocese. Quantas vidas doadas e dedicadas neste chão e nessas estradas tocantinenses. Quantas lembranças emocionadas de missionários e missionárias trazidas durante os eventos desses 50 anos. É por isso que celebramos o Jubileu: para rendemos graças ao Senhor por fazer parte da nossa história. Sob a proteção  de Deus, o manto de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e a intercessão de Santa Terezinha do Menino Jesus vale recordar de muitos que passaram por nossa diocese.  Nos diversos momentos e celebrações que participamos ouvimos testemunhos de pessoas que recordaram com carinho de Dom Jaime primeiro bispo da diocese, Padre Felipe Hearty, Padre Pedro Pereira Piagem, Padre Cícero, Padre Rui, Padre Martinho, Irmã Gertrudes, Irmã Sebastiana, Irmã Anely Bortolotto e tantos leigos e leigas que doaram suas vidas a serviço da missão e vários outros que atualmente continuam sendo testemunhas de Cristo nesta diocese.

A abertura oficial do ano jubilar aconteceu no dia 08 de dezembro de 2015 na festa de Nossa Senhora da Conceição e contou com uma programação intensa como: Jubileu com os trabalhadores, novenas nas paróquias e comunidades em preparação ao Jubileu, sessão solene na Câmara dos Vereadores de alguns municípios, cúria Itinerante em Pedro Afonso- primeiro lugar da missão, romarias das regiões pastorais a catedral da diocese com celebrações do ano da misericórdia e passagem pela Porta Santa, Jubileu da Juventude, Bote Fé e outros.

Com um tríduo celebrado nas paróquias e comunidades em preparação a grande festa jubilar, tivemos a oportunidade de participar do protocolo de instalação dos bustos de Dom João José Burke em Guaraí e Dom Jaime Collins em Miracema.

Dia 10 de dezembro em Miracema do Tocantins, celebramos a grande festa jubilar com carreata, celebrações, orações e caminhada de muitos fiéis leigos, religiosos(as), diáconos, seminaristas, padres, bispos vindos das diversas comunidades e paróquias da nossa diocese, bem como, do Regional Norte 03 e outras dioceses. Durante a missa jubilar, nosso bispo Dom Philip Dikmans, dirigiu palavras de gratidão ao povo por levar adiante esta igreja e convidou religiosos(as) e leigos para darem testemunhos de sua missão durante esses 50 anos de caminhada na diocese.

Após a celebração tivemos a oportunidade de participar do Show com os Cantores de Deus, que nos contagiou com suas músicas. Com tudo isso, podemos afirmar que foi um ano de gratidão, memória e compromisso missionário. "Em tudo dai graças a Deus" (1Ts 5,18).