27/03/2018
- Ir. Valdilene Neves da Cruz CSAC
A Diocese de Miracema do Tocantins celebrou nesta terça-feira (27) na Paróquia São Francisco de Assis, cidade de Goiatins, a Missa do Crisma, também conhecida como ‘Missa dos Santos Óleos’. A Celebração foi presidida pelo Arcebispo de Palmas Dom Pedro Brito Guimarães, juntamente com os padres da diocese. Também participaram da celebração os diáconos, seminaristas, consagrados e consagradas e fiéis das paroquiais e comunidades.
Em sua homilia Dom Pedro falou da importância da unidade da igreja e da participação dos padres na ‘Missa do Crisma’, pois nela os mesmos renovam as promessas sacerdotais pronunciadas no dia da ordenação e manifestam publicamente o desejo de continuar a missão de pastorear o povo de Deus.
No final da celebração padre Cleonizaldo Correia, pároco da Paróquia São Francisco agradeceu a presença de todos, o empenho dos que ajudaram na preparação da liturgia, principalmente os coordenadores de pastorais da paróquia São Francisco e todas a pessoas da comunidade. Agradeceu a disponibilidade de Dom Pedro Brito, por ter presidido a Missa do Crisma. Lembrou que nosso Bispo Dom Philip não pode celebrar pois se encontra em seu país dando apoio família que perdeu uma ente querida.
Após a missa foi oferecido almoço aos presentes, preparado pelos fiéis da Paróquia São Francisco. Por tudo isso, demos graças a Deus.
O que é a missa dos santos óleos? A missa dos Santos Óleos, é uma das principais liturgias que antecedem o Tríduo Pascal. Também conhecida como ‘Missa da Unidade’, expressa a comunhão diocesana e eclesial, onde todos são convidados a valorização dos sacramentos. Durante a celebração, se abençoa e consagra os Santos Óleos que são usados na administração dos sacramentos do batismo, crisma, unção dos enfermos e ordenações.
Significado dos óleos
Óleo dos Catecúmenos –Concede a força do Espírito Santo aqueles que serão batizados para que possam ser lutadores de Deus, ao lado de Cristo, contra o Espírito do mal.
Óleo dos Enfermos – É um sinal utilizado pelo sacramento da Unção dos Enfermos, que traz o conforto e a força do Espírito Santo para o doente no momento de seu sofrimento. O doente é ungido na fronte e na palma das mãos.
Óleo do Crisma – É um óleo utilizado nas unções consacratórias dos seguintes sacramentos: depois da imersão nas águas do batismo, o batizado é ungido na fronte; na Confirmação é o símbolo principal da consagração, também na fronte; depois da Ordenação Episcopal, sobre a cabeça do novo bispo; depois da ordenação sacerdotal, na palma das mãos do néo-sacerdote.