01/10/2017

- Ir Valdilene Neves da Cruz CSAC

DEVOÇÃO E FÉ NA FESTA DE SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS, PADROEIRA DA NOSSA DIOCESE

A Comunidade de Miracema do Tocantins celebrou com muita devoção e fé o dia de Santa Teresinha do Menino Jesus. A novena em honra à santa das rosas, padroeira de Miracema e da nossa Diocese, teve início no dia 22 de setembro com missa todos os dias celebrada pelos padres de nossa diocese. Com o tema: “Comunidade formadora de discípulos missionários”, sob o Lema: “Com Santa Teresinha a Padroeira das Missões comprometemo-nos a ser em Miracema uma Paróquia missionária”, a comunidade vivenciou um tempo oportuno para pedir, agradecer e aprofundar sobre a nossa missão de batizados, pois, ao celebrarmos a santa das missões, a comunidade de Miracema e toda a Região Pastoral São Lucas, está em período de auto evangelização por meio das Santas Missões Populares. Durante a novena a comunidade reunida pediu a intercessão de Santa Teresinha padroeira das missões em prol das missões em nossa diocese, de modo particular pela região São Lucas. Além da programação religiosa, a tradicional programação social promoveu: leilões, quermesse com comidas típicas e diversas outras iguarias, bem como o desfile da princesa e rainha que marcaram presença durante o novenário.

Neste domingo dia 1º de outubro, data dedicada à Santa Teresinha, a programação foi intensa. No período da manhã houve batizados na catedral e às 11 horas o tradicional “churrascão”.   Ao cair da tarde os fiéis participaram da solene e animada procissão com fogos de artifício e missa com a tradicional benção das rosas, celebrada pelo bispo diocesano Dom Philip Dickmans e concelebrada pelo Padre Franker vigário da Catedral. Durante a procissão e missa, Dom Philip expressou a alegria dos paroquianos na participação deste momento importante de comunhão e celebração.

Santa Teresinha, alma missionária, querida da Igreja e do povo, rosa perfumada de santidade e afeto, rogai por nós e pela nossa diocese!

A Santa das Rosas

Santa Teresinha, nasceu no dia 2 de janeiro de 1873, em Alençon, na França, filha do ourives Luis José Estanislau Martin e da artesã Zélie Guéri. Era a caçula de uma família com nove (9) filhos. A vocação religiosa manifestou-se ainda muito jovem em Teresinha. Teve uma vida pautada pela humildade, simplicidade e confiança plena em Deus. Padroeira dos missionários é chamada de santa das rosas porque cuidava dos jardins do mosteiro. Foi beatificada em 1923, canonizada em 1925 e declarada "Patrona Universal das Missões Católicas" em 1927. Em 19 de outubro de 1997, o Papa João Paulo II a proclamou doutora da Igreja.

Irmã Valdilene Neves da Cruz CSAC.