10/05/2021

- Ir. Valdilene Neves da Cruz CSAC

No último sábado, 8 de maio de 2021, aconteceu o Encontro Diocesano do Terço dos Homens, de forma virtual, reunindo participantes das paróquias, áreas missionárias e comunidades dos municípios de Tabocão, Rio dos Bois, Miranorte, Goianorte, Miracema, Abreulândia, Campos Lindos,Tupirama, Colméia e Colinas. O encontro também contou com participação dos seminaristas Renato e Luciano da Diocese de Miracema que estão estudando e realizando experiência missionária na Arquidiocese de Belém do Pará

A programação teve início com momento orante, e, logo após Padre Maurí Barbosa da Paróquia de São Geraldo Magela de Tabocão, falou da importância da oração em tempos de pandemia. Lembrou que Deus é bondade em plenitude e sempre caminha conosco, porém é necessário abrir-se para o Senhor, pois Ele já se faz íntimo de nós. É necessário nos tornarmos íntimos com Ele. Padre Maurí lembrou também que para se abrir ao Senhor são necessários duas coisas: silêncio e unidade. Quanto mais tempo em silêncio, mais amamos a Deus. A unidade é a oração voltada para o nós, do eu para uma numerosa multidão, rezar para o outro também é um serviço.

Durante o encontro, os participantes puderam da testemunhos da experiência com Deus e com o próximo, bem como dos desafios que enfrentam na vida, família e na missão.

O Diácono Yago Ribeiro, abordou e tema como alimentar a fé, e destacou três pontos principais: A Palavra de Deus, O Ano de São José e o Cuidado com a Vida. Citando o Evangelho do João Capítulo 1, recordou que a Palavra se fez Carne e veio morar entre nós, ou seja o próprio Filho se fez homem. Em sua fala ressaltou também a importância de Maria em nossa espiritualidade. A casa de Maria se tornou casa da Palavra “Eis aqui a Serva do Senhor...”, Maria soube guardar a fé, acolher a Palavra e o próprio Rei. É nossa missão propagar o Santo Terço, pois é uma oração que se encontra na Palavra de Deus.

Referente a São José, Diácono Yago, fez memória do  Ano de São José, lançado pelo Papa Francisco no dia 8 de dezembro de 2020, celebrando o aniversário de 150º da Declaração de São José como Padroeira da Igreja e da Carta Apostólica lançada pelo Santo Padre, intitulada “Patris Corde”, que define São José em sete pontos: Pai amado, Pai da ternura, Pai da obediência, Pai no acolhimento, Pai com coragem criativa, Pai trabalhador, Pai na Sombra. José e Maria cuidaram da vida e mais do que nunca nós temos essa missão.

Mesmo sendo um encontro voltado aos homens, algumas mulheres tiveram a oportunidade de participarem juntamente com a família e outras que contribuíram para a realização do encontro.

Dom Philip Dickmans finalizou o encontro com a benção e propostas a serem pensadas para os próximos encontros. Pediu as participante que preparam um local de oração, ou oratório em suas casas e continuem rezando incessantemente pela humanidade.

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e São José, Rogai por nós!

Irmã Valdilene Neves da Cruz CSAC