23/09/2018

- Ir. Valdilene Neves da Cruz CSAC

A Conferência dos Religiosos do Brasil-Regional Palmas reuniu entre os dias 21 e 23 de setembro, em Assembleia, no Centro de Treinamento de Líderes na cidade de Miracema do Tocantins, com o objetivo de eleger a nova Coordenação Regional para o triênio 2018-2021 e partilhar a caminhada da CRB Nacional e de cada núcleo pertencente ao Regional Norte 03 da CNBB.

Na noite do dia 21, aconteceu a abertura da assembleia e momento de oração, bem como pauta dos três dias de encontro. Na manhã do dia 22 foi feita a partilha da caminhada e missão de cada núcleo, considerando os desafios e esperanças nas diversas realidades da Igreja do Tocantins Pará e Mato Grosso. Irmã Maria Eugênia da coordenação do regional também apresentou a caminhada e realidade atual de todo o Regional Palmas, destacando as ações e projetos realizados. Em seguida Irmã Paula Francinete, da diretoria nacional fez memória das assembleias nacionais a partir de 2007, retomando as linhas de compromissos e prioridades. Também partilhou as experiências do Congresso Eclesial “50 Anos de Medellin” que aconteceu na Colômbia de 23 a 26 de agosto de 2018. Segundo Irmã Paula, o grande apelo foi de retomar o espírito de Medellin, não se pode celebrar 50 anos sem lançar o olhar sobre dois aspectos. O primeiro olhar diz respeito a fidelidade que brotou de Medellin e consequentemente gerou muitos mártires na América Latina, pois eles assumiram o espirito de Medellin e abraçou a causa dos pobres. Lembrou-se do Mártir Dom Oscar Romero que será canonizado em breve pela igreja.O segundo aspecto se refere ao Papa Francisco que está retomando com toda a igreja aquilo que ele acredita, pois ele viveu o espírito de Medellin e traz isso por meio de palavras, gestos concretos e postura. Busca resgatar uma igreja pobre para os pobres, em continua saída rumo aos novos rostos que vão surgindo, a partir de novas necessidades e gritos, bem como os refugiados e imigrantes.

Durante a Assembleia, Irmã Maria Eugênia Ribeiro apresentou as propostas referentes ao Sínodo para a Amazônia que acontecerá em outubro de 2019 em Roma, e tem como objetivo identificar novos caminhos para a evangelização e reconhecer as lutas e resistências dos Povos da Amazônia que enfrentam mais de 500 anos de colonização de projetos desenvolvimentistas pautados na exploração. Cada participante recebeu o documento preparatório para o Sínodo que está dividido em três partes correspondentes ao método, ver, julgar e agir e fará estudo e trabalho em preparação ao mesmo.

Na manhã do domingo foi realizada a eleição da coordenação para o triénio 2018 a 2021. Compõem a nova Coordenação; Irmã Maria Eugenia Ribeiro Silveira, das Irmãs Dominicanas Nossa Senhora do Rosário de Monteils; Dalva Resende, das Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo; Irmã Dionísia Alencar Vanderley, das Irmãs Filhas de Notre Dame; Irmã Inácia Josefa dos Santos, das Irmãs de Jesus Bom Pastor-Pastorinhas; Irmã Clelione Maria da Silva das Irmãzinhas da Imaculada Conceição.

A assembleia encerrou-se às 15 horas com a Santa Missa e presença de Dom Pedro Brito Guimarães, Arcebispo da Arquidiocese de Palmas e Dom Philip Dickmans, Bispo da Diocese de Miracema do Tocantins.

“De olhos fixos em Jesus, avancemos sempre além, fazendo história, fiel memória, do verbo eterno neste chão...nosso horizonte, meta e luz, é o seu Reino que hoje vem: e o ponto ao qual nós já chegamos , nos leva à mesma direção.”

Irmã Valdilene Neves da Cruz CSAC

Regional completa 22 anos

O Regional da CRB de Palmas foi constituído juridicamente em 08 de agosto de 1996 e atualmente integra 60 comunidades religiosas, sendo 09 masculinas e 51 femininas totalizando 154 religiosos. Está dividida em 07 Núcleos: Tocantinópolis, Miracema do Tocantins, Cristalândia, Porto Nacional, Santíssima Conceição do Araguaia, São Félix e Palmas.