04/12/2020

No dia 28 de novembro de 2020, A equipe da Cáritas Diocesana de Miracema do Tocantins, visitou a Comunidade Quilombola Santa Maria das Mangueiras, no município de Dois Irmãos do Tocantins. Durante a visita foi rezada a Santa Missa, presidida por Dom Philip Dickmans, concelebrada pelo Vice-Presidente da Cáritas Diocesana e Pároco da Paróquia Bom Pastor de Dois Irmãos, Padre Edson Marques. Após a Santa Missa Padre Edson apresentou à comunidade a equipe da Cáritas e falou da importância de ampliar os projetos e parcerias.

Márcia Sola, Articuladora da Cáritas Diocesana, apresentou à comunidade os materiais necessários para a Casa de Farinha que já existe no Quilombo, financiados com a ajuda da REPAM Brasil – Rede Eclesial Panamazônica e Caritas Diocesana. A comunidade agradeceu a parceria, bem como os materiais recebidos que serão de grande importância para o trabalho das famílias no Quilombo.

 Durante a visita, Jovens da comunidade de Dois Irmãos, apresentaram danças ressaltando a importância da cultura e costumes locais. Antônio Guedes, Diretor Executivo da Cáritas, falou da importância da criação dos Quilombos no decorrer da história e da continuidade e organização dos mesmos nos dias atuais, lembrou que atualmente no Tocantins possuem cerca de 40 Quilombos reconhecidos.  

A comunidade contou com a presença do prefeito de Dois Irmãos, João Carlos, do vereador, Luís Carlos e Liliane representando o vereador Rodolfo Junior. Em suas falas se colocaram a disposição da comunidade e agradeceram pelo apoio e confiança. No final do encontro, um grupo local, devotos do Divino Espírito Santo, apresentaram cantos tradicionais religiosos das rezas populares, tradição essa que vem desde o inicio do Brasil e se perdura até os dias atuais. Padre Edson agradeceu a presença de todos e cada família recebeu uma cesta básica através da Fundação Assistencial Frei Inácio, criada pela comunidade católica local, que celebrará seus 25 anos de existência. Após agradecimentos, foi feita a partilha do almoço.  

Irmã Valdilene Neves da Cruz CSAC