13/02/2012

- Ir. Andrea S. Bittencourt

• Dom Philip apresentando o Cardeal

De 9 a 11 esteve em nossa Diocese, o Cardeal Serafim Fernandes de Araújo, para presidir a ordenação presbiteral do Diácono Ricardo Campos Parreiras, que aconteceu no dia 10 em Miracema do Tocantins. Na oportunidade, o Cardeal se reuniu como os sacerdotes, religiosas da Diocese. No sábado, na primeira reunião do Conselho de Pastoral, os leigos e leigas tiveram a chance de desfrutar da sabedoria deste homem de Deus.

No dia 10, o Cardeal D. Serafim reunido com o Clero, religiosas consagradas e seminaristas da Diocese teve um breve momento de partilha. No encontro com este grupo, Dom Serafim iniciou a conversa perguntando: já fui mais feliz como padre do que hoje? Neste diálogo, destacou a importância da família de sangue na vivência da vocação. Ele ainda enfatizou a experiência do perdão. O padre no confessionário perdoa muito, mais saber perdoar no dia-a-dia da vida é essencial. Dom Serafim declarou: “A presença sacerdotal tem que ser de muita esperança”.

Com os leigos e leigas, Dom Serafim salientou a importância do chamado e vivência na Igreja de sua vocação. Ele declarou: ‘a igreja é inconcebível sem os leigos. Vocês são chamados por Deus, fazem parte da igreja. Os leigos ajudam a Igreja a não se um pedaço”. Depois de seu recado de animo aos leigos presentes na reunião do Conselho Pastoral, Dom Serafim firmou o compromisso de retornar a Diocese para estar assessorando um encontro de espiritualidade com os leigos e leigas.