19/11/2019

A Assembleia Diocesana de Pastoral, da Diocese de Miracema do Tocantins, aconteceu entre os dias 15 e 17 de novembro de 2019, no Centro de Treinamento de Líderes Dom Jaime Colins. O evento teve como finalidade avaliar as ações do Plano Diocesano de Pastoral 2016-2019 e planejar as ações para o próximo quadriênio que estarão no calendário oficial da Diocese e plano diocesano, disponíveis em breve no site da instituição.

No primeiro dia, os participantes da assembleia foram recepcionados pela Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora da Conceição e com a fala de Dom Philip Dickmans na abertura, trazendo as novidades do Sínodo para a Amazônia e suas motivações e perspectivas para os próximos anos. A oração inicial dinamizada pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Colinas motivou o grupo a rezar as propostas das Novas Diretrizes da CNBB, que traz a imagem da casa em seu duplo movimento de entrada e saída, bem como lugar de acolhimento e envio, enfocando os quatro pilares, à semelhança dos que sustentam uma casa. São eles: A Palavra, o Pão, A Caridade e a Ação Missionária

Padre José Orlando, Coordenador Diocesano de Pastoral, retomou as prioridades dos últimos quatro anos fazendo uma retrospectiva das ações do plano diocesano de pastoral. Ainda no primeiro dia Padre Raimundo Silva e Heloiza, trouxeram breves análises referentes aos avanços e desafios da realidade missionária na diocese e lembrou que a missão começa com a conversão pastoral e missão é renovar, sacudir e mexer.

Os trabalhos do segundo dia da Asssembleia começaram às 7 horas da manhã com a oração conduzida pela Paróquia São Pedro de Guaraí. Padre Nelson Carlos fez uma breve fala referente à programação do dia e convidou o assessor Dr. Felício Pontes, procurador Regional da República que trabalha em Brasília e teve a oportunidade de participar do Sínodo para a Amazônia, para falar das Novas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil à Luz do Sínodo para a Amazônia. Dr. Felício iniciou sua fala dizendo: Paulo VI abriu as janelas da igreja e Francisco abriu as portas. O resultado do Sínodo (documento) é fruto de todo um trabalho feito em rodas de conversas e está em consonância com o Concilio Vaticano II. O Sínodo fala em 4  conversões: Pastoral, cultural, ecológica e sinodal. A primeira conclusão é   caminhar juntos. Conversão pastoral, igreja com rosto migrante, igreja com rosto jovem. A Igreja não está sabendo lidar com isso, na questão cultural principalmente, colonialista ainda, temos que passar para uma igreja pluralista. A degradação ambiental está ligada a degradação social.  Estamos vivendo um Ecocida: A morte de um ecossistema, a morte do meio ambiente. Se não nos preocuparmos com o ecossistema estamos pecando. Nós cristão também devemos nos preocupar com o Ecocida, e nós cristãos não devemos cruzar os braços diante dessa realidade. Cometemos crimes contra as futuras gerações. O Documento do sínodo traz uma ligação forte entre ciência e religião, caminharam juntos. Colonialismo Significa: Implantar o que vem de fora, nossa igreja é muito ainda colonialista, impõe. A igreja tem 23 ritos de missa diferentes. Por que não considerar o rito indígena, amazônico? Como tirar o sínodo do papel, enfrentando tantas realidades de conflitos?”. No período da tarde houve trabalhos em grupos a partir dos resultados das assembleias paroquiais e escolha das propostas para o novo Plano diocesano. Os resultados dos grupos foram apresentados para a assembleia e os responsáveis da revisão dos Diretórios do Dizimo, Liturgia, Sacramentos e Catequese apresentaram as possíveis mudanças que foram aprovadas. Ainda no dia 16, Marcia Sola responsável da Cáritas Diocesana e Istélia Folha do Regional Norte 03 apresentaram por meio de slides os trabalhos e ações concretas desenvolvidas pela Cáritas nos últimos quatro anos. Finalizou-se o dia com a Santa Missa coordenada pela Paróquia São Geraldo Majela e animada noite cultural.

No domingo, os participantes da assembleia iniciaram o dia com a Santa Missa animada pela Paróquia São Pedro de Pedro Afonso. Irmã Eliane orientou os trabalhos do dia e Padre José Orlando apresentou as propostas e ações trabalhadas em grupos e revisadas pela equipe diocesana que foram aprovadas por todos. Após apresentação do Calendário Diocesano, datas de outros eventos e avaliação, a assembleia terminou com a oração de envio e almoço de encerramento.

Irmã Valdilene Neves da Cruz CSAC