14/09/2012

- Ir. Andrea Bittencourt

O dia sete de setembro neste ano amanheceu com um clima especial, clima de missões. O ardor missionário e o espírito de peregrino despertaram muitos sacerdotes, diáconos, seminarista, religiosas e povo de Deus que se dirigiram para a cidade de Araguacema. Diversas caravanas das paróquias da Diocese, com a participação de mais de 500 romeiros e romeiras, se fizerem presente na 9ª Romaria Diocesana que teve com tema: Espiritualidade e a identidade cristã. A Romaria contou com a assessoria de Pe. Luiz Mosconi, dinamizador das Santas Missões Populares.

A comunidade Paroquial, juntamente com a Equipe da Diocese, acolheu com alegria e um cafezinho saboroso os missionários e as missionárias. Uma oração com muito simbolismo deu abertura a este evento diocesano. O Bispo Diocesano, Dom Philip Dickmans, ao final do momento orante abriu oficialmente mais uma realização da Romaria.

Pe. Luiz Mosconi trabalhou dois períodos sobre a temática da missão e o compromisso do cristão. Ao final, o assessor salientou a questão das Santas Missões Populares que juntamente com o Bispo, Dom Philip foi confirmado o desejo dos participantes em assumir na Diocese esta caminhada.

As quatro regiões pastorais da Diocese trouxeram apresentações sobre a missão. A tarde, houve caminhada pelas ruas de Araguacema. Próximo as ruínas da primeira igreja católica da cidade, foi plantada uma cruz símbolo desta 9ª Romaria. Em seguida, na Igreja aconteceu a missa de envio. Muito bem dinamizada, rezada e celebrada com profunda fé. O Bispo agradeceu a todos que trabalharam para a realização da Romaria.