10/08/2011

- Gleise Ferreira Mariano Carvalho

1º SIMPOSIO DA FAMILIA EM APARECIDA SÃO PAULO

A oração inicial e a abertura foram feitas por Dom Orlando Brandes, o qual oficializou o cargo de presidente da Comissão Episcopal e Pastoral da Vida e da Família a Dom Petrini. O novo presidente expressou seu compromisso neste grande desafio para compreender e viver a missão da família no mundo contemporâneo, contando com o amparo de Deus.

Devido ao espaço reduzido foi instalado um telão na área externa ao auditório para que todos pudessem acompanhar os trabalhos. A parte da manhã, foi conduzida pela irmã Paulina, Elizabeth Kuerten. E o primeiro palestrante foi Padre Rinaldo que falou sobre o tema “A Missão da Família no Mundo Contemporâneo: Familiaris Consortio, 30 anos” frisando bem que a sociedade começa pela família. Que os exemplos que hoje temos de sexo sem amor, amor sem sexo, sexo sem filhos e filhos sem sexo não devem ser seguidos, temos que resgatar os papeis fundamentais do casal. Logo após apreciou-se Padre Zezinho que falou sobre “A Família e a Transmissão dos Valores”. As duas colocações foram seguidas do momento para perguntas e debates. A parte da manhã foi encerrada com a interpretação de Padre Zezinho da canção “Jesus de Nazaré”.

No período da tarde a primeira palestra foi de Dom Joaquim Justino Carreira, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo com o tema: “Família e Políticas Públicas” seguido pela fala de Dra Cleusa Thewes, terapeuta familiar com o tema: “Educando para o amor”.

A pastoral familiar na Diocese de Miracema do Tocantins, tem o objetivo de levar a conversão à sociedade lembrando que a sociedade começa pela família e que a familia tem missão de ser família e que quando todos assumirem esse papel a sociedade será mais justa e mais fraterna.

“Um seminário as famílias!!

Fala do Padre Zezinho que chamou atenção,”Não sou Deus, não quero brincar de Deus e levo muito a sério Mateus(7,1-2).

Tenho orado a Deus para que me dê a graça de saber a minha dimensão e o meu lugar.Não há nada mais bonito nem mais feliz. Eu sou eu no meio de outros que também são eles mesmo.

O Casal Ademar Veloso e Gleise Mariano, estavam presente representado a Pastoral Familiar da Diocese de Miracema do Tocantins,