12/09/2024
A Assembleia Diocesana das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e a 2ª Sessão do Sínodo Diocesano ocorreram na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Pequizeiro, reunindo aproximadamente 200 pessoas, entre delegados, suplentes e representantes das comunidades rurais e paróquias da diocese. O evento teve como tema: "CEBs: Os desafios de ser uma Igreja em estado permanente de missão", e o lema: "Não estava ardendo o nosso coração quando Ele nos falava pelo caminho e nos abria as Escrituras?" (Lc 24,32).
Na sexta-feira, 06 de setembro, os participantes foram acolhidos com um momento de credenciamento e acomodação em barracas e redes. Após o jantar, houve um momento de mística, seguido da abertura oficial da assembleia, com falas do Pe. Milton e de Dom Philip Dickmans. Em seguida, foi apresentada a temática central do Sínodo pela Equipe do Sínodo Diocesana as prioridades: Família, Juventude e Missão.
O segundo dia, 07 de setembro, o encontro foi marcado por um momento significativo de reflexão e espiritualidade. Com a orientação de Dom Pedro Brito Guimarães, Arcebispo de Palmas, a temática central foi a Missão. Dom Pedro trouxe uma perspectiva inspiradora ao afirmar: "Minha vida é missão. Missão é Deus, Deus é missão, somos missão. Deus se manifesta na missão em mim. Missão é quando eu sou de Deus e Deus em mim." Essa profunda reflexão ajudou a destacar a importância de vivenciar a missão como uma expressão de nossa relação com Deus. Após essa reflexão enriquecedora, os participantes participaram da Santa Missa, que foi presidida por Dom Pedro, consolidando o espírito de comunhão e devoção do encontro. À tarde, os participantes se reuniram em grupos para momentos de partilha e reflexão sobre o alargamento da Comunidade. Discutiram como estamos cuidando do que já faz parte da "tenda", como acolher os que estão chegando, como alcançar os que estão distantes e o que sustenta a missão da Igreja. A conclusão do dia envolveu a votação dos pontos que serão implementados/refletidos nas Comunidades e Paróquias. Esse processo não apenas fortaleceu o compromisso com a missão, mas também promoveu um engajamento coletivo em prol de uma atuação mais efetiva nas comunidades.
No terceiro dia, 08 de setembro, a celebração de envio foi um momento marcante, presidida por Dom Philip Dickmans, com a presença dos padres e diáconos. Após a celebração, a "fila do povo" trouxe um toque de proximidade e comunhão, seguida pelos encaminhamentos finais e a avaliação da assembleia, encerrando as atividades com reflexões sobre os próximos passos.