23/05/2012

- Ir. Andrea

Nem mesmo a instabilidade do tempo, sol e chuva, desmotivou os leigos engajados com a caminhada da CEbs. Desde cedo começou a mobilização na Comunidade Imaculada Conceição – Povoado de Martinópolis, para receber os participantes. Estiveram presente um grupo de mais de 160 pessoas que participou desde sexta-feira até domingo. Nosso Bispo Diocesano, Dom Philip se fez presente durante toda a Assembleia. Este evento contou com a assessoria de Giovane Pereira Mello, Bispo de Tocantinópolis. Ele refletiu com o grupo a temática do 13º Intereclesial: Tema: Justiça e Profecia a Serviço da Vida. Lema: Cebs Romeiras do Reino no Campo e na Cidade. Dom Giovane iniciou a colocação retomando o sentido de CEBs, são “estrutura de Igreja”. Igreja “na base”; “células de estruturação eclesial” (Medellín 15, 10; DA 178). As CEBS “nasceram no seio da Igreja, são Igreja.” As CEBs são “um modo de ser Igreja e de a Igreja estar no mundo”. À noite de sábado, o grupo teve um momento de confraternização. Também esteve presente o missionário de Marabá, PA, partilhando a experiência das Santas Missões Populares, proposta esta assumida pela assembleia para ser realizada nas paróquias da Diocese. No domingo o grupo de participantes teve oportunidade de conhecer e dar indicações sobre a aplicação do Plano Diocesano de Pastoral. Ao final dos dias de trabalho a Assembleia votou a escolha do local da próxima assembleia que será em 2014 na cidade de Centenário.