D. Philip

Nasceu em Herk-de-Stad (Bélgica) no dia 04 de janeiro de 1963. Sexto filho de + Marcel Dickmans e + Maria Vanherwegen. Estudou em Halen, onde fez a educação infantil e o ensino fundamental, o segundo grau fez no Colégio em Tienen.

Aos 18 anos, entrou na Escola Militar do Exército da Bélgica. Com 20 anos, no final de 1982, ingressou no Seminário Maior da Diocese de Hasselt. Cursou dois anos e meio de Filosofia e três anos de Teologia.

Em 1988 iniciou a primeira experiência pastoral em uma Paróquia, cuja sua principal atividade econômica era a extração de minérios de carvão. Lá, mais da metade da população era mulçumana, com um percentual de 30% de outras nacionalidades. Nesta Paróquia de Beringen-Mijin foi ordenado Diácono no dia 04 de abril de 1990. Durante este tempo ficou seis meses em Biruyi, Diocese de Nyundo da Rwanda – África.

No dia 30 de setembro de 1990, foi ordenado Presbítero, pelo então Bispo de Hasselt, Dom Paul Schruers, na sua cidade natal, Halen. No dia 12 de setembro 1990, começou a trabalhar como Vigário na Paróquia São Martino em Genk.

No mês de outubro de 1994, foi para a Escola Sacerdotal do Movimento dos Focolares em Lopiano. Em junho de 1995 retornou a sua Paróquia. Fez neste período, um curso em preparação para a missão no Brasil, no colégio Pró-América latina, em Leuven.

No dia 01 de maio de 1996, Dia do Trabalhador, chegou a Salvador na Bahia, indo de lá para Brasília, onde encontro D. Alberto Taveira, Arcebispo de Palmas no Tocantins, por quem foi convidado para trabalhar na Arquidiocese de Palmas.

Em Palmas, no ano de 1996, assumiu como Pároco, a Paróquia Jesus de Nazaré, na região norte de Palmas. Logo em seguida, assumiu a Paróquia Nossa Senhora da Providência em Lajeado e a Reserva Indígena Xerente.

Em 1998, participou da fundação da Ação Social Jesus de Nazaré, entidade responsável pelas obras sociais das Paróquias da região norte de Palmas.

No ano de 2003 assumiu a região do Jalapão, com duas Paróquias nos municípios de São Felix e Mateiros. Atuava como responsável pela região Episcopal São Paulo, interior da Arquidiocese de Palmas e como Presidente da Associação Ação Social Jesus de Nazaré.

“Ut unum Sint” – “Que todos sejam um” (Jo17,21)

Escudo:

Escudo antigo, talhado, o primeiro de vermelho (goles) e o segundo de azul (blau).Sobre o primeiro, em ouro, ao chefe, anéis entrelaçados.

Sobre o segundo, em ouro, ao coração, a cruz gloriosa e abaixo dela, à direita do flanco sinistro, a estrela de oito pontas.

Divisa com as palavras “Ut unum Sint”.

Insígnias:

Chapéu prelatício com três fileiras de orlas de sinople (verde). Cruz em ouro sustenta o escudo como estandarte.

Explicação:

No vermelho do amor de Deus, os três anéis entrelaçados, símbolo da Santíssima Trindade, Deus Uno e Trino, fonte do amor e da unidade do gênero humano.

No azul da criação, a Cruz gloriosa de Cristo, lugar da redenção e reconciliação do homem e toda a criação com Deus, onde o Verbo Encarnado nos salvou e de onde brota toda vida da Igreja.

Um pouco abaixo e ao lado da Cruz, a estrela de oito pontas, símbolo da virgem Maria, Mãe e Cooperadora da Redenção.

A divisa “Ut unum Sint”, que todos sejam um, lembra o ministério e a vocação do Bispo de ser sinal da unidade da Igreja Particular que preside como Pastor.

D. Philip Eduard Roger Dickmans

Travessa Sete de Setembro, 560 - Centro