Nasceu em 26/02/1921 na Irlanda na Diocese de Kerry, filho de Michael Collins e Catherine Collins. Teve sete irmãos, dentre eles um sacerdote missionário e uma irmã religiosa.

Fez o primário na escola Nacional de Moyvane, e depois entrou no Seminário Menor dos Padres Redentoristas na cidade de Limerick , aos 12 anos. Terminou também nesta cidade, o curso secundário. Entrou no Noviciado na cidade de Dudalk. Fez os Votos de Perpétuos no dia 08/09/39. Foi ordenado Padre no dia 03/09/44 por D. Miguel, Bispo de Galvay, aos 23 anos.

Por um ano e meio trabalhou como funcionário da revista redentorista Irlandesa “Redemptorist Record”. Em 1947 foi enviado para as Ilhas Filipinas na Ásia, ficando até 1960. Neste período desempenhou por 3 anos o papel de Superior do Convento dos Padres Redentoristas em Jacloban, construindo lá uma Igreja.

No ano de 1960 foi chamado para a Irlanda com a finalidade de ser o líder de uma turma de missionários que iriam para o Brasil.

No Brasil foi residir em Pedro Afonso e tomou posse como 5º Vigário desta ciddae em 22/08/60. Como Vigário desenvolveu trabalhos missionários visitando as outras cidades pertencentes a Paróquia. Construiu Capelas. Na educação, aumentou o número de professores e de alunos na Escola Paroquial, obteve para os Padres Redentoristas o cuidado pelo Ginásio Cristo Rei. Viabilizou a distribuição de alimentos aos mais necessitados. Recebeu municípios de Tupirama e Tupiratins.

Em 1967 foi ordenado Bispo da Prelazia de Miracema do Norte. Assumiu a vocação e formação de novos sacerdotes, conseguindo ordenar oito religiosos. Abriu espaço para participação e formação dos leigos na Igreja. Fundou novas Paróquias, construiu Escolas para os mais carentes, abriu a escola Agrícola em Pedro Afonso, construiu e equipou a Maternidade Dona Domingas, construiu o Centro de Treinamento de Líderes (CTL) onde funcionava o Seminário Menor Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, fundado em 20/02/1981.

Era um Pastor dedicado e sempre preocupado com o povo, tendo como zelo a Catedral de Santa Terezinha do Menino Jesus, em Miracema, uma herança de fé, ação e trabalho de evangelização.