OBRA DAS VOCAÇÕES SACERDOTAIS

“... Pedi ao Senhor da Messe que envie operários para sua vinha". (Mt 9,38).


FAZ A SUA CARIDADE! CONTRIBUI NA FORMAÇÃO DOS SEMINARISTAS

Um organismo diocesano que visa motivar o Povo de Deus a REZAR pelo surgimento das Vocações Sacerdotais e, de forma generosa, CONTRIBUIR financeiramente para a manutenção do Seminário.
Obrigado a todos pelo carinho, amor e dedicação a esta causa tão nobre que é manter os nossos seminários.
A OVS. tem por objetivo rezar pelas vocações sacerdotais; auxiliar material e espiritualmente os futuros sacerdotes e incentivar toda a comunidade cristã a despertar e desenvolver nas famílias o interesse pelas vocações sacerdotais.
"Toda vocação sacerdotal é um grande mistério, um dom que supera infinitamente o homem" (Beato João Paulo II).


QUEM SOMOS NÓS!


Jovens de diversas cidades que formam a diocese de Miracema do Tocantins, cada um com sua história de vida, porém com o mesmo desejo de servir a Deus e ao seu povo de um modo especial através do sacerdócio. Por isso aqui estamos nesse processo de formação para sermos um dia pastores zelosos do rebanho do Senhor!

VISITAS

A Coordenação Diocesana da OVS e Seminaristas da Diocese de Miracema - TO têm visitado as paróquias, mostrando a realidade dos seminários, dando formação e montando a equipe de cada paróquia, e motivando os zeladores, sócios e benfeitores a não deixarem de rezar e contribuir com a Obra das Vocações Sacerdotais dessa Diocese. OVS este que é responsável pela formação dos futuros Presbíteros desta Diocese. Cada paróquia tem se mostrado muito acolhedora e participativa nos encontros já realizados, de acordo com o que foi vivenciado nas visitas das Paróquias. No ato de agradecimento e partilha da palavra, são vivenciado momentos de fraternidades, adesão com a OVS, testemunhos, louvor e de verdadeiros encontros com Deus, na ocasião da Santa Missa. Muito obrigado a vocês madrinhas e padrinhos e benfeitores dessa obra o que tanto tem feito para que a Igreja de Jesus Cristo não pereça por falta de pastores. “A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi, pois ao Senhor da colheita que envie trabalhadores para sua colheita” (Mt9, 37-38).
AJUDA MANTER O SEMINÁRIO OVS, E UM ATO DE AMOR, SEJA SÓCIO DA OVS.

 

O QUE NOS DIZ O DIREITO CANÔNICO
·                    

Cân. 232. É dever e direito próprio e exclusivo da Igreja, formar os que se destinam aos Ministérios Sagrados.


Cân. 233. A toda a comunidade cristã incumbe o dever de incentivar as vocações, para que se possa prover suficientemente às necessidades do ministério sagrado na Igreja toda; em especial, tem esse dever as famílias cristãs, os educadores e, de modo particular, os sacerdotes, principalmente os párocos. Os Bispos diocesanos, aos quais compete, antes de todos, cuidar da promoção das vocações, instruam o povo que lhes está confiado sobre a importância do ministério sagrado e sobre a necessidade de ministros na Igreja; suscitem e sustentem iniciativas para incentivar as vocações, especialmente com obras instituídas para isso.

A IMPORTÂNCIA DA ORAÇÃO

A todas as equipes da Obra das Vocações Sacerdotais, que merecem todas as bênçãos do céu, por ser uma das que mais coopera, embora não imediatamente, para o surguimento espiritual da sociedade, visto que lhe fornece o principal elemento de reformas o bom sacerdote, o sal da terra, e a luz do mundo.
Haverá quem não perceba a necessidade urgente de se elevar a sociedade a nível mais condizente com a dignidade humana e consciência cristã?
E quem o fará, senão o clero se for suficiente em número, e santo na sua vida e no seu apostolado? Sim, muito precisamos de sacerdotes, porém, zelosos, abnegados, desprendidos dos bens da terra...
Assim está mais que justificado o empenho de se rezar em todas as paróquias, em todos os colégios católicos, em todas as casas religiosas, pelo aumento e santificação de nosso clero secular e religioso.
Portanto, desejamos que em todas as igrejas e capelas, ao menos nas missas dominicais, mas se for possível mesmo durante a semana, diariamente, os fiéis rezem em conjunto a "oração pelo clero".

 

DIVERSAS ORAÇÕES PELAS VOCAÇÕES


01. ORAÇÃO PELO CLERO (CARDEAL LEME)

Deixai, ó Jesus, que em vosso Coração Eucarístico, depositemos as mais ardentes preces pelo nosso clero. Multiplicai as vocações sacerdotais em nossa pátria; atrai ao vosso altar os filhos do nosso Brasil; chamai-os como instância ao vosso ministério!
Conservai na perfeita fidelidade ao vosso serviço aqueles a quem já chamastes; afervorai-os, purificai-os, santificai-os, não permitindo que se afastem do espírito de vossa Igreja.
Não consintais, ó Jesus nós Vos suplicamos, que debaixo do céu brasileiro sejam, por mãos indignas, profanados os vossos mistérios de amor. Com instância vos pedimos: deixai que a misericórdia de vosso Coração vença a vossa justiça divina por aqueles que se recusaram à honra da vocação sacerdotal, ou desertaram das fileiras sagradas.
Por vossa Mãe, Maria Santíssima, Rainha dos Sacerdotes, atendei, Jesus, a esta nossa insistente oração. Ó Maria, ao vosso coração confiamos o nosso Clero: guiai-o, guardai-o, protejei-o, salvai-o!

2. PARA ALCANÇAR BONS SACERDOTES

Ó Jesus, vosso maior desejo é que nós mesmos peçamos ao Senhor da vinha que mande operários para a sua messe; dignai-vos, pois, suscitar em vossa Igreja e principalmente nessa diocese, um número considerável de sacerdotes santos, que, modelados pelo vosso coração divino, só procurem, no exercício de seus deveres sacerdotais, a glória do vosso Pai celestial e a salvação das almas, que remistes com o vosso preciosismo sangue. Amém

3. ORAÇÃO COMPOSTA PELO PAPA PAULO VI


Senhor, pelo batismo vós nos chamastes à santidade e à cooperação generosa da salvação do mundo. Na messe, que é tão grande, auxiliai-nos a corresponder à nossa missão de membros do Povo de Deus.
Qualquer que seja o chamado, que cada um de nós sejamos verdadeiramente outro Cristo no meio dos homens.
Ó Senhor, por intercessão de Maria, Mãe da Igreja, concedei-nos o dom misericordioso de muitas e santas vocações sacerdotais, religiosas e missionárias de que a Igreja necessita. Amém.

4. INVOCAÇÕES PELOS SACERDOTES


Refrão: Senhor, dai-nos Padres, Padres santos, e tornai-nos dóceis a seus ensinamentos!
·                     Para que o vosso santo nome seja santificado em nossa paróquia, em nossas famílias, em nosso Brasil!
·                     Para que o vosso reino venha a nós, ao nossos corações e ao coração de nossos filhos!
·                     Para oferecer cada dia sobre o vosso altar o Santo Sacrifício, redenção dos nossos pecados, alivio para os nossos defuntos!
·                     Para absolver os nossos pecados e restituir a vida às nossas almas e a paz aos nossos corações!
·                     Para alimentar com o Pão da Eucaristia nossas almas cansadas das lutas da vida!
·                     Para que tenhamos o conforto dos vossos divinos Sacramentos durante a vida e, sobretudo, na hora da morte!
·                     Para ensinar às nossas crianças a Vos conhecer, amar e servir!
·                     Para ensinar aos nossos jovens seus deveres para consigo, para com seus pais e sua pátria!
·                     Para ensinar-nos a amar-nos uns aos outros!
·                     Para ensinar-nos a todos o cumprimento corajoso do nosso dever e os meios de merecer a vida eterna!
·                     Para pregar-nos a verdadeira justiça e caridade!
·                     Para acalmar os ódios sociais e trabalhar para a união dos corações!
·                     Para atrair as vossas bênçãos sobre a nossa casa, nossas terras e nossos bens!
·                     Para que um dia possamos todos nos encontrar na mansão dos eleitos!
·                     Coração Sacratíssimo de Jesus que, para testemunhar-nos vosso amor infinito, instituístes o Sacerdócio Católico, a fim de permanecer entre nós pelo ministério dos Padres.


Ajude a formar os futuros sacerdotes de tua Igreja.
Colabore com o seminário.
Informações com a equipe diocesana e nas secretarias paroquiais.


OBRIGADO VOCÊ SÓCIO! A SUA DOAÇÃO FAZ MILAGRES, DEUS CUIDA DE TI, CONTINUE AJUDANDO A OVS.

 

Seminarista: Antero Alves de Sousa.