21/04/2016

Com o tema “Eucaristia e Partilha na Amazônia Missionária” e lema “Eles o reconheceram no partir do Pão”, o XVII Congresso Eucarístico Nacional 2016 (CEN) ocorrerá de 15 e 21 de agosto, em Belém (PA). Os interessados em participar do evento devem se inscrever pelo site, nas categorias padre ou fiel.

No ato da inscrição, o participante irá preencher formulário online, informando os seguintes dados: nome, endereço, diocese ou arquidiocese, paróquia, CPF e telefone. Além disso, para cada inscrito será criada senha de acesso à área restrita, possibilitando acompanhamento da inscrição e interações com o evento.

Jubileu arquidiocesano

O Congresso ocorre no ano em que a cidade de Belém comemora o quarto centenário, celebrado no dia 12 de janeiro, e início da Evangelização na Amazônia. O período recorda, ainda, os 110 anos da elevação da então diocese à arquidiocese metropolitana.

De acordo com a organização do evento, o Congresso Eucarístico quer ser "a convergência das pessoas que professam a fé católica na Santíssima Eucaristia e desejam dar testemunho público de fé", além de buscar "as consequências práticas da celebração dos Santos Mistérios e do Culto Eucarístico em geral, para adorar o Senhor em Espírito e Verdade”.

História e devoção

Em 1881, foi realizado o primeiro congresso eucarístico, em Lille (França), por iniciativa de um grupo de fiéis leigos, apoiados por S. Juliano Eymart. O evento contou com a participação de fiéis e bispos de diversos países da Europa. Esta será a segunda vez que Belém irá sediar o Congresso Eucarístico Nacional. Em 1953, a capital paraense sediou pela primeira vez o CEN.

Acesse o link para inscrição: http://migre.me/sDcTo