09/08/2013

- Flávio Mendes

Regional Norte III da CNBB: “Queremos ser uma Igreja missionária, corajosa e samaritana”.

A eucaristia celebrada na Igreja de Maria no último dia 07, na cidade de Palmas, TO, foi um gesto simbólico de comunhão e compromisso, para tornar pública a instalação do novo Regional Norte III da CNBB, criado durante a 51ª Assembleia Geral Ordinária da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que aconteceu em Aparecida, SP, no mês de abril deste ano.

A missa foi presidida por Dom Philip Dickmans, presidente do Regional Norte III e bispo da Diocese de Miracema do Tocantins e concelebrada por todos os bispos do regional. Como sinal de colegialidade e comunhão esteve presente Dom José Luiz Majella, presidente do Regional Centro-Oeste da CNBB, Dom Washington Cruz, arcebispo de Goiânia, e Dom Sergio da Rocha, arcebispo de Brasília.

Na sua mensagem, Dom José Luiz Majella destacou que se sentia feliz por este novo regional e que sua criação não era para dividir, mas para fortalecer a ação evangelizadora da Igreja. Dom Sergio da Rocha trouxe a mensagem de parabéns e apoio da presidência da CNBB.

O Regional Norte III da CNBB abrange os 139 municípios do estado de Tocantins e sete do estado de Goiás, pertencentes à Arquidiocese de Palmas, dioceses de Porto Nacional, Miracema do Tocantins, Tocantinópolis e a Prelazia de Cristalândia. Todas estas jurisdições eclesiásticas faziam parte do Regional Centro-Oeste da CNBB.

Para chegar até aqui, foi um longo processo, de trabalho, partilha e solidariedade do povo de Deus desta região em comunhão com seus bispos.

As motivações para a criação do regional foram as particularidades da região na questão social, religiosa, cultural, econômica e política, e a distância geográfica que separava o Tocantins com a sede do Regional Centro-Oeste, na cidade de Goiânia. Mas, a principal motivação foi toda a urgência de responder aos desafios pastorais e ao imperativo do evangelho de ser uma Igreja solidária e comprometida com os pobres. De ser a Igreja de Jesus, serva, discípula e missionária, a serviço da vida junto aos povos indígenas, ribeirinhos, quilombolas, camponeses, migrantes, do povo do sertão e das cidades.

Na homilia, Dom Philip Dickmans, bispo da Diocese de Miracema do Tocantins e presidente do Regional Norte III, enfatizou que a Igreja do Regional Norte III quer ser:

Uma Igreja Missionária, que não fica acomodada, mas que sai às ruas, para o povo, que anuncia a Boa Nova do Senhor, mas também que quer vida digna para o povo; uma Igreja corajosa que não tem medo, que se compromete e defende a vida dos mais fracos; uma Igreja de fé e compromisso; uma Igreja do encontro com o Outro, do acolhimento; uma Igreja da Cruz e da Ressurreição; uma Igreja samaritana, que se preocupa por todos, mas que, não fica tranquila em quanto há um irmão com fome.

Fez também menção ao Papa Francisco, que chama ao compromisso e a simplicidade. Exortou os presentes a fazer da Igreja do Regional Norte III, não só Igreja de confissão, mas também de conversão e compromisso, que levará a ser uma IGREJA SERVIDORA.

Estiveram presentes na solenidade presbitérios e fiéis do povo de Deus de todas as dioceses, assim como representantes das pastorais, movimentos e organismos, dentre eles CPT, Pastoral da Criança, COMIRE, CRB, Cimi, RCC, Pastoral da Pessoa Idosa, das Novas Comunidades, Comissão dos Leigos entre outros.

Sara Sánchez Sánchez

CIMI Goiás Tocantins