11/09/2011

- Silvano Lima Rezende

A CPT-TO, em parceira com a CNBB, está promovendo um Mutirão Pastoral Contra o Trabalho Escravo na intenção de desenvolver ações de conscientização no intuito de provocar o surgimento de iniciativas de combate ao Trabalho Escravo em todas as dioceses do país. O Seminário com tema: “Ouvi muito bem o Clamor do meu Povo”, o qual acontecerá na Casa Dona Olinda, na cidade de Araguaína-TO, nos dias 16 a 18 de Setembro de 2011

Esse primeiro Seminário da Diocese de Miracema apresentará os principais desafios desta luta e oferecerá subsídios para inserir em nossos planejamentos iniciativas de prevenção, denúncia e reinserção das vítimas da escravidão contemporânea.

De 1995 para cá, mais de 42 mil trabalhadores foram libertados da escravidão em nosso país. Entre eles, 2.500 só no Tocantins. Este evento pretende-se reunir trinta lideranças, entre trabalhadores rurais e representantes de pastorais, movimentos e demais organizações populares, com objetivo de despertar o interesse dos participantes para este tema e ao final propor ações concretas nas comunidades, paróquias e demais espaços da sociedade.

Na programação vai ser estudado o conceito de trabalho escravo; o porquê acontece; mecanismo de combate, políticas e iniciativas contra o trabalho escravo e o levantamento de proposta de ação. Das 16 às 19h do dia 16/09 acontece a acolhida e inscrição; às 20:00h será feita a introdução da temática. O Seminário encerrará no domingo dia 18/09 com o almoço.

Os interessados deverão se inscrever por e-mail (silvano.cpt@gmail.com), até dia 12 de setembro, informando nome, comunidade e município, movimento ou entidade, telefone de contato. As despesas com deslocamento serão ressarcidas pela CPT, mediante o bilhete de passagem, assim como as despesas com combustível serão ressarcidos mediante nota fiscal apresentadas com os seguintes dados: CPT – End: Rua Porto Alegre, 446, Bairro São João – Araguaína-TO – CNPJ: 02.375.913/0008-94.

È necessário que os participantes tragam roupa de cama. No espaço onde acontecerá o evento tem escapas para armar redes para aqueles que tiverem preferência. A alimentação será servida no local do encontro, despesas assumidas pela entidade promotora. Aos participantes que se interessarem haverá oportunidade de banhar um córrego agradável e convidativo.