09/10/2016

Entre os dias 07 a 09 de outubro em Miracema do Tocantins, aconteceu o Seminário Promovido pela Rede Eclesial Panamazônica (REPAM), tendo como referência a carta do Papa Francisco a Laudato Si. O encontro contou com a participação do Comitê Nacional da Rede REPAM e representantes das Dioceses do Regional Norte 3: Bispos, Presbíteros, Religiosos, Seminaristas, Leigos, Povos Indígenas Xerentes, Quilombolas, representantes do Ministério Publico Federal, Naturatins, Incra, ONGS, bem como de Dom Claudio Humes, Arcebispo Emérito de São Paulo e Presidente da REPAM. Na abertura do Seminário, Dom Philip Dikmans, Bispo de Miracema do Tocantins fez o apelo de não esquecer o nome REPAM, bem como os compromissos que temos referente a essa rede. “Nossa participação não é só voluntária, mas que seja um compromisso da cada um. Se amamos a criação temos que defendê-la, pois é a voz do próprio Cristo que fala”.

Dr. Álvaro do Ministério Publico Federal afirmou acreditar na importância e relevância deste seminário e da preocupação da Igreja com as questões ambientais. “Devemos nos introduzir nesse ambiente e agir de forma que ele possa ser preservado com a existência digna do ser humano”.   Em sua fala, Dom Cláudio Humes lembrou que os seminários nos regionais deverão ser bem acolhidos, pois é algo urgente. Lembrou também que os grandes vilões da destruição e degradação do meio ambiente não é somente o desmatamento, mas a formação das grandes cidades e o petróleo que produz o gás carbônico.  Exortou-nos com as perguntas: “Isso já é tema de catequese”? “Já é tema na liturgia”?  Afirmou que a REPAM é fruto de quatro entidades: Comissão de Bispos Panamazônica, CLAR, Caritas da América Latina e Departamento de justiça e solidariedade. Finalizou a sua fala afirmando que Em Jesus Cristo a terra já foi salva e glorificada, porém devemos preservá-la. “A terra hoje geme em dores de parto, esperando que nós a libertemos”.

O encontro foi marcado por debates, colocações, palestras, convivências, celebrações, trabalhos em grupos referentes aos temas: Violência nas cidades, meio ambiente, questões indígenas, quilombola, migração e tráfico de pessoas, economia solidária, realidade do campo e religiosidade trazendo os desafios e realidade, bem como os compromissos e ações que o regional se propôs em assumir.

Os povos Indígenas Xerentes que participaram do encontro, trouxeram por meio de suas colocações as preocupações com a preservação da nossa “Casa Comum”. Susana indígena Xerente nos alertou com a sua fala: “A terra tem vida, fala, chora, as águas também falam, não somos nós, só nós aqui com microfone que falamos. Temos que escutar as águas, escutar as matas. Todos os que pertencem a terra se comunicam e é por isso que há vida”. Romário jovem Xerente disse que necessitamos mudar o conceito de que fazemos parte da natureza, pois segundo ele “NÓS SOMOS A NATUREZA”. Com essa consciência seremos capazes de nos preocuparmos com o que está acontecendo com a terra e mudarmos nossa maneira de agir e pensar.

Durante o encontro foi elaborada uma carta compromisso dos participantes do seminário da REPAM sobre a Laudato Si’ ao povo de Deus do regional norte 3 e lida no final do Seminário, bem como a  criação do comitê do Regional com representações das dioceses pertencentes ao mesmo.

O que é a REPAM

A REPAM abrange nove países e nove estados brasileiros. No Brasil foi fundada em 2014 pelas entidades: Comissão de Bispos Panamazônica, CLAR, Caritas da América Latina e Departamento de Justiça e Solidariedade. A REPAM está se formando a partir das experiências e vivências de muitas pessoas, dioceses, comunidades, paróquias e organizações.

O que busca a REPAM

Intensificar e fortalecer iniciativas socioambientais da Igreja e da sociedade civil na Amazônia, possibilitando o intercâmbio de saberes e ações caracterizando o trabalho em rede.

Os sujeitos da Missão da REPAM: são os povos da panamazônia com sua riqueza e diversidade cultural

A Pan-Amazônica

A Pan-amazônica envolve os países que tem a floresta amazônica em seu território. 67% Brasil, 13% Peru, 11% Bolívia, 6% Colômbia, 2% Equador, 1.1% Venezuela, Suriname, Guiana e Guiana Francesa.

Amazônia Legal

A Amazônia legal é uma área que engloba nove estados brasileiros pertencentes à bacia amazônica e a área de ocorrência das vegetações amazônicas.

A Amazônia Legal ocupa 5.217.423 km², que correspondem a cerca de 60% do território brasileiro. Nela vivem em torno de 24 milhões de pessoas, segundo o Censo 2010 distribuídas em 775 municípios nos estados do Acre, amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins ( 98% da área do estado), Maranhão (79%) e Goiás (0,8%). Além de conter 20 % do bioma cerrado, a região abriga todo o bioma Amazônia, o mais extenso dos biomas brasileiros, que corresponde a 1/3 das florestas tropicais úmidas do planeta, detém a mais elevada biodiversidade, o maior banco genético e 1/5 da disponibilidade mundial da água potável.

Ir. Valdilene Neves da Cruz